quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Fotógrafo brasileiro flagra morte de estudante palestina por soldados israelenses

setembro 30, 2015 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo brasileiro Marcel Leme registrou na semana passada a morte de uma mulher palestina em Hebron, na Cisjordânia. 

Marcel Leme/Youth Against Settlements Group

A foto publicada na última sexta-feira (25), pela ONG local Youth Against Settlements (juventude contra os assentamentos), mostra um soldado israelense apontando sua arma para a estudante palestina Hadeel al-Hashlamon, 18 anos. Nesta semana foram divulgadas as demais fotos da sequência (veja abaixo).

A ONG palestina Youth Against Settlements afirmou que a jovem se recusou a ser revistada pelos soldados, todos homens. Ela teve dificuldades em se comunicar, uma vez que não falava hebraico e os soldados não falavam árabe.

Segundo o Exército de Israel, a jovem tinha uma faca e ameaçava o soldado. O brasileiro no entanto, negou que ela estivesse armada. Leme afirmou que a estudante tentou abrir sua bolsa, quando o soldado se assustou e disparou. Na sequência, outro soldado atirou contra ela. Em uma das imagens, Hadeel aparece no chão, ferida.

O fotógrafo afirma que as forças de segurança chegaram imediatamente ao local. Também vieram colonos israelenses, que fotografaram o corpo. O brasileiro permaneceu fotografando, até ser abordado por um soldado.

Leme estava na Cisjordânia como observador para uma organização de direitos humanos cujo nome não foi divulgado. Em nenhum momento ele foi ameaçado pelo Exército, mas decidiu sair do país com receio de que seu nome fosse divulgado como autor das fotos e, por isso, as autoridades locais o procurassem. "Fiquei muito assustado. Ela foi executada", disse.








Fonte: Folha de S. Paulo