quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Família de fotógrafos que percorria América do Sul tem equipamentos furtados no Peru

setembro 30, 2015 | por Resumo Fotográfico


Na última quarta-feira (23), o casal de fotógrafos Ricardo Kallai, de 41 anos, e Elen Fragoso, de 33 anos, teve os equipamentos roubados no Peru. Desde o dia 28 de maio, a família vinha viajando pela América do Sul gastando apenas R$ 50 por dia. Os dois partiram do Acre, acompanhados da sobrinha de 18 anos, Geovana Fragoso, rumo ao Peru, primeiro destino do projeto '20 mil léguas'.

Todos os equipamentos foram roubados de dentro do carro, que estava estacionado em frente a um hotel em Cusco. Além dos equipamentos, foram levados dinheiro e as autorizações dos documentos de imigração.

Segundo Kallai, a ação durou cerca de meia hora, quando ele e a família pararam para entregar um trabalho a um cliente. "Abriram a porta do nosso carro forçando a fechadura na frente do hotel. Levaram duas mochilas e uma maleta de alumínio, e nestes estavam todos os nossos equipamentos fotográficos. Estamos em Cusco há três meses trabalhando com este equipamento, fotografando hotéis e restaurantes e levantando com isso, o dinheiro para nos manter e seguir conhecendo os arredores. Quando desci do hotel para buscar as coisas, já não estavam mais no carro", relatou ao site G1.

Sem equipamentos e sem dinheiro, o fotógrafo procurou pelo consulado brasileiro, mas ainda não conseguiu ser atendido. "Há cinco dias o cônsul não é encontrado nem por telefone. A embaixada me informou que só ajudam financeiramente pessoas em "extrema pobreza". Procurei o Iramaraty, e pediram um telefone de um familiar. Para minha surpresa, esse funcionário ligou para minha cunhada e pediu a ela dinheiro para enviar para nós. Achei isso ridículo. Enfim, estamos sem equipamentos, sem dinheiro e sem apoio governamental", relata o fotógrafo.

Apaixonados por fotografia, Kallai diz que a família mantém os planos de registrar as mais diferentes culturas e transformar tudo em um projeto fotográfico. "Não vamos desistir do nosso projeto", finaliza.