terça-feira, 6 de outubro de 2015

4º volume da Coleção Ipsis apresenta obra de Thomaz Farkas

Comércio popular, Brasilia, 1998

Nesta terça-feira (6), às 19h, acontece no Museu da Imagem e do Som de São Paulo o lançamento do 4º volume da Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira, que apresenta a obra de Thomaz Farkas,​expoente de nossa fotografia.

A publicação apresenta duas fases do olhar de Farkas sobre Brasília: em seu surgimento de 1958 a 1960, quando, contrastando com o discurso desenvolvimentista que exaltava a imponente arquitetura de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o interesse do fotógrafo se deteve​ ​nos trabalhadores do Núcleo Bandeirante, os “candangos” que erguiam a nova c​apital​​.

​O​ segundo período ​ocorre 40 anos depois, em 1998 e 2000​ ​a​ partir de um​ convite do Correio Braziliense​ quando Thomaz Farkas volta a Brasília e se aplica ao mesmo tema, a gente simples da periferia que apesar de seu​ precário​ cotidiano carrega um​ inerente​​ ​lirismo, sentimento captado pelo fotógrafo nestes habitantes que fizeram a capital federal surgir embora não tenham sido contemplados​ no seu projeto modernista. Em tom crítico declara em sua entrevista ao jornal: “a cidade mudou nas aparências. Mas, para o povo, a vida continua praticamente a mesma."

Concebido por Eder Chiodetto​, jornalista, pesquisador e​ ​renomado curador da área de Fotografia​, coordenador da Coleção Ipsis, "Thomaz Farkas" é o resultado de um intenso trabalho de pesquisa do curador que resultou em uma inédita seleção d​os trabalhos do fotógrafo sobre Brasília. Em texto de sua autoria, Eder comenta:"A iniciativa de fotografar a construção de Brasília nasceu de uma sugestão do arquiteto Jorge Wilheim e do sociólogo Pedro Paulo Poppovic, amigos de Farkas e proponentes do concurso que resultou na edificação de Brasília. Ao contrário de fotógrafos como o francês Marcel Gautherot e o alemão Peter Scheier, contratados para registrar a construção, Thomaz Farkas realizou as fotografias por interesse pessoal, financiando-as também por conta própria.​"​

Acompanhando o evento de lançamento, será realizado um​ ​bate-papo com Eder Chiodetto,​ Kiko Farkas, filho e editor dos livros de Thomaz e Juliana de Arruda Sampaio, pesquisadora, autora de “Construção: imagens, discursos e narrativas na Brasília de Thomaz Farkas”, texto de qualificação para mestrado​ apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

SERVIÇO:

Lançamento “Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira”, 4º volume: Thomaz Farkas
Preço de capa: R$ 50,00
Quando: terça-feira, 6 de outubro, às 19h00
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Av. Europa, 158, Jd. Europa

Bate-papo com Eder Chiodetto Kiko Farkas e Juliana de Arruda Sampaio
Data: terça-feira, 6 de outubro, às 19h30
Local: Auditório do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Av. Europa, 158, Jd. Europa
​172 lugares, entrada franca, acesso para deficientes.​

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil