quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Casa de Cultura Laura Alvim recebe mostra de Gilvan Barreto

outubro 28, 2015 | por Resumo Fotográfico

“Suturas”, nova exposição de Gilvan Barreto, estreia nesta quarta (28) na Casa de Cultura Laura Alvim; mostra tem curadoria de Eder Chiodetto e foi realizada pelo projeto Ponte Aérea, parceria entre o Estúdio Madalena e a Secretaria de Estado da Cultura


Fechar feridas, costurar emendas. Em “Suturas”, exposição que entra em cartaz nesta quarta-feira (28) na Casa de Cultura Laura Alvim, Gilvan Barreto apresenta trabalhos que abordam os ciclos da vida e da morte.

A mostra é realizada no contexto do projeto Ponte Aérea, do Estúdio Madalena, tem curadoria de Eder Chiodetto e foi produzida pela Jaraguá Produções com incentivo do Funcultura. “A nova exposição de Gilvan Barreto reforça nossa intenção de criar pontes. Queremos fazer a fotografia circular”, diz Iatã Cannabrava, realizador do Ponte Aérea.

“Suturas” traz 25 obras concebidas nos últimos quatro anos, entre fotografias, fotocolagens e desenhos que sugerem rupturas e tentativas de reconstrução. Corpos, imagens e memórias remontados, reunidos por costuras manuais. “Háuma linha vermelha que, simbolicamente, busca a cura. São fotografias e colagens que simbolizam um procedimento cirúrgico bruto. Uma anatomia irregular, assimétrica, possível”, explica Barreto. Um vídeo e uma escultura fincada na parede, no formato de chumbo de pesca gigante, completam a mostra.

De acordo com o curador Eder Chiodetto, as obras compõem uma constelação que tem como centro a fissura, o prenúncio da dor e a aceitação da falibilidade humana. Estão presentes elementos como a afirmação da afetividade, a poética da vulnerabilidade e o indivíduo como soma de seus antecedentes. “As imagens orbitam tais questões e, ao mesmo tempo, universalizam o que surge como história pessoal por meio de uma estética arrojada, visceral, por vezes violenta”, observa.

SERVIÇO

Exposição "Suturas" de Gilvan Barreto
Abertura: 28/10 (quarta-feira) às 19h com apresentação de Eder Chiodetto
Exibição: de 28/10 a 20/12
Horário: terça a domingo, das 13h às 21h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2332-2016