quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fotógrafas brasileiras se reúnem em mostra sobre violência contra mulher

novembro 19, 2015 | por Resumo Fotográfico

A exposição coletiva acontece em Paraty – RJ, e cada artista levanta um aspecto sobre o tema, com obras realizadas em suportes diversificados.

“Para Onde Ir?”, de Eliária Andrade, mostra uma mulher que vive no abrigo Casa de Marta e Maria, espaço que oferece acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As fotógrafas Ana Araújo, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto inauguram a exposição Se me vejo, me veem, na Galeria eg2o, na cidade de Paraty – RJ. A mostra propõe uma discussão sobre a violência contra a mulher, sendo que cada artista aborda o tema em suas diversas manifestações, gerando como resultado um quadro multifacetado de denúncias, esclarecimentos e sensibilizações.

Profissionais atuantes e respeitadas, mulheres atentas ao dia-a-dia. Cidadãs responsáveis. Com o lema “olhares de mulheres sobre uma questão de mulheres”, as 9 fotógrafas se reúnem para aliar arte à luta contra uma triste realidade: o Brasil está em quinto lugar no ranking mundial de ocorrências de crimes contra a mulher. São agressões físicas, morais, sexuais e psicológicas, sustentadas pelas relações desiguais entre os gêneros. Desigualdade entranhada em nossa sociedade desde a sua formação, e no inconsciente da maioria dos brasileiros. Neste sentido, Se me vejo, me veem busca apresentar trabalhos que, de certa forma, dialogam com o tema proposto, em um ambiente de liberdade na curadoria e expografia de cada trabalho das fotógrafas, as quais terão uma área individual e específica para mostrar e “denunciar” os aspectos deste assunto. Os suportes são diversificados, mas a imagem, crua e real, é a protagonista.

SERVIÇO

Exposição Se me vejo, me veem
Abertura: 21 de novembro de 2015, às 19h – com apresentação do vídeo de Nair Benedicto “Não quero ser a próxima” e debate sobre o tema
Período: 22 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016
Horários: Quinta-feira a domingo, das 16 às 20h
Local: Galeria eg2o – Rua Marechal Deodoro, 340, Paraty/RJ