segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Fotógrafo brasileiro retrata aspectos pouco conhecidos da cidade de Nova York

dezembro 14, 2015 | por Resumo Fotográfico

Caique Cunha documentou o bairro de Williamsburg, no Brooklyn, que preserva características antigas da cidade, mas que vem se modificando velozmente.


Falar sobre Nova York é sobretudo imaginar uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo. O que muitas pessoas desconhecem é que existe por trás dos arranha-céus de Manhattan, uma cidade pacata e por vezes com aspecto de cidade interiorana. O trabalho do fotógrafo brasileiro Caique Cunha retrata de forma crua o cenário ainda preservado de Williamsburg, um bairro do distrito do Brooklyn, que preserva características antigas.

Nova York é uma cidade encantadora, mas que se transforma em grande velocidade. Williamsburg é exemplo dessa transformação, que de certa forma incomoda. Assim como o 5 Pointz, no Queens (que foi demolido para dar espaço a complexos de luxo), alguns locais icônicos em Williamsburg também serão demolidos. É o caso da refinaria de açúcar Domino, cuja demolição começou em 2014.

Realizado com uma Leica M4-P, o ensaio, que possui curadoria do arquiteto Rodrigo Santana, pretende discutir com o público a influência da fotografia analógica na fotografia contemporânea. O projeto se justifica pela originalidade, pela importância artístico-documental de um bairro que vem se modificando velozmente e por levantar questões que promovem reflexões a respeito da fotografia de rua.

A convite da Escola de Artes Visuais de Nova York, 10 imagens dessa série, serão exibidas no salão principal da Escola, em Manhattan durante o mês de janeiro de 2016, em exposição individual de Caique Cunha.





SERVIÇO

Exposição "Williamsburg"
Data: de 4 a 29 de janeiro de 2016
Local: School of Visual Arts - 209 East 23rd St