quarta-feira, 23 de março de 2016

Caixa secreta com fotos de mais de 100 anos revela ensaios que questionam a identidade de gênero



Há 30 anos, foi encontrada no acervo da dupla de fotógrafos noruegueses Marie Høeg (1866-1949) e Bolette Berg (1872-1944), uma caixa que guardava uma incrível coleção de placas de vidro. O seu conteúdo revelou algo inesperado: Os negativos continham imagens que os dois tiraram um do outro fazendo cross dressing, em sessões onde interpretavam vários ‘papéis’.

As imagens refletem algumas expectativas (ou a falta de) em relação à liberdade das mulheres. Segundo o Preus Museum, Marie Høeg, que posa na maioria das fotos, iniciou grupos para lutar pelos direitos das mulheres. As fotografias divulgadas são reproduções digitais das placas de vidro originais.

Veja abaixo as imagens feitas há mais de um século, sobre um assunto que até hoje não foi tirado completamente da caixa:




















Fonte: BoredPanda (via Hypeness)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

6 comentários:

  1. Sensacional reportagem histórica feita em placa de vidro ...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse artigo, perfeita a ousadia e performance dos fotógrafos russos, para época, era uma coisa muito forte esse foco de arte onde a mulher levanta bandeira e vai a luta por uma igualdade de relações e posturas marcantes na sociedade que padronizavam o papel de função da mulher com uma "Amélia do Lar".

    ResponderExcluir
  3. O artigo traz o debate de gênero, mas não consegue utilizar a flexão e utiliza o masculino para referir-se à mulher. Ótimo texto, mas isso precisa ser revisto. A gramática é machista e o uso da flexão de gênero é uma forma de romper com isso. O masculino não representa o feminino, a caixa de Pandora permanece...

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o mito da caixa de Pandora, no patriarcado a mulher está sempre em segundo plano.

    ResponderExcluir
  5. O debate é muito interessante, mas o que me impressionou mais foi a qualidade das fotos. Dá pra ver até a textura das roupas!

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil