segunda-feira, 14 de março de 2016

Exposição fotográfica retrata as problemáticas da vida a dois

março 14, 2016 | por Resumo Fotográfico

Obras de Leonardo Kossoy discutem a falta de comunicação entre casais 



O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura nesta terça-feira (15), às 19h, a exposição Only You apresentando cerca de 140 trabalhos do fotógrafo de vanguarda Leonardo Kossoy como fotos, instalações e vídeos. Com curadoria de Fernando Azevedo, a mostra apresenta imagens em cenas com os atores Gilda Nomacce e Germano Melo, clicados por Kossoy que pela primeira vez realizou um trabalho em um estúdio.

Por quê Only You?

“Lembra do sucesso gravado na década de 50 pelo grupo The Platters que parece ter caído no gosto do ídolo Elvis Presley? O hit ultrapassou décadas e influenciou diversas gerações no mundo. A partir dos versos da música, o paulistano Leonardo Kossoy pegou emprestado o título em inglês e utilizou como tema de sua nova mostra: os desafios e as possibilidades do relacionamento a dois”, explica o curador Fernando Azevedo.

A realização do trabalho levou três anos sempre com mesmos modelos desnudos em situações dramatizadas sugerindo esquemas e tramas geométricos. “Eu procurava o drama. Para realizar os ensaios eu encontrei um casal de atores que resolveram a questão da expressão cênica. Tinha que ser ator. Gosto muito de ópera, de gestos extremos”, explica o fotógrafo.

As novas investigações de Kossoy reveladas em Only You trazem à tona a falta de comunicação no contemporâneo entre os casais, as relações às cegas e os olhares que não se cruzam. É um trabalho recheado de questionamentos, supostas respostas e interpretações inusitadas. Assim como na vida, a história de cada um é sentida de um jeito particular: only you...



De acordo com o artista, a questão é mais complexa: “não quero falar da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar o oposto”, afirma Kossoy, cujas “imagens idealizadas” investigam os limites da linguagem fotográfica, expandida por conceitos da literatura, das artes visuais e da psicanálise.

Para o curador Fernando Azevedo “até a nudez aqui é meio. O nu, que a tudo permeia, é o figurino de Kossoy. Como seus fundos negros indeterminados, a nudez também recusa referências de tempo e espaço. Uma cena de jantar a dois, que pode lembrar Buñuel, Almodóvar ou novela de TV, é a exceção que confirma a regra. Aqui as roupas são os props que provocam um dos poucos momentos eróticos do trabalho. A nudez mais ousada em Only You, porém, está mesmo no desnudamento da noção insular de interioridade. Nossas singularidades como casal, talvez venham ser muito mais plurais e exteriormente partilhadas do que estamos preparados para admitir”.

A exposição Only You tem uma jornada itinerante. Estreou em 2014, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo, com grande sucesso. Foi apresentada este ano de 2016 de 22 de janeiro a 5 de março no Palácio dos Correios de Niterói e agora, chega ao Rio de Janeiro, no dia 15 de março no Centro Cultural dos Correios, ficando em cartaz até o dia 8 de maio de 2016.



SERVIÇO

Exposição "Only You" do fotógrafo Leonardo Kossoy
Inauguração: 15 de março de 2016, às 19h
Visitação: de 15 de março a 8 de maio de 2016
Horários: de terça a domingo das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios Rio - Rua Visconde de Itaboraí, 20 (Corredor Cultural/Centro)
Informações: (21) 2253-1580
Censura: 14 anos
Entrada franca
Acesso a deficientes