quarta-feira, 25 de maio de 2016

MoMA compra cinco obras do fotógrafo German Lorca

maio 25, 2016 | por Resumo Fotográfico

German Lorca por Juan Esteves

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) acaba de adquirir cinco obras do fotógrafo paulistano German Lorca, produzidas entre as décadas de 1940 e 1950. Cada uma delas foi comprada por 10 mil dólares. As fotos foram incluídas num livro que o museu lançará em breve. O fotógrafo doou ainda mais duas fotos, dos anos 1960, ao museu americano.

Prestes a comemorar 94 anos no próximo sábado (28), Lorca é um dos nomes mais emblemáticos da história da fotografia brasileira. Explorando o jogo de luz e sombra e o abstracionismo em suas imagens quebrou as normas da fotografia tradicional, ganhando destaque no Foto Cine Clube Bandeirante, uma das associações mais antigas do gênero no país. Ao lado de nomes como Thomas Farkas e Gaspar Gasparian, Lorca construiu um contraponto à construção pictórica vigente até então.

Uma das obras adquiridas é "À Procura de Emprego", de 1949, feita diante do prédio onde funcionava o Diário Popular, jornal caracterizado por publicar pequenos anúncios – notadamente de empregos. “Quando saía o jornal, quem estava desempregado consultava rapidamente os anúncios e saía em disparada para garantir sua vaga”, lembra Lorca.

"À Procura de Emprego", de 1949

Outra foto comprada pelo MoMA foi "Apartamentos", feita em 1952 no bairro da Mooca. “Estava com o Geraldo de Barros, ele olhou para um lado e eu, para o outro, justamente o dos garotos brincando na entrada de um prédio num fim de semana”, conta. A cena, simples, revela o olhar moderno de Lorca, que nasceu e foi criado num bairro popular, o Brás, mas desenvolveu seu poder de captar, como um cientista social, o ambiente e o mundo interior de seus personagens.

"Apartamentos", de 1952

Um deles era delegado do famigerado DIP de Vargas, eternizado numa foto chamada "O Fumante", de 1954, que o MoMA também comprou. “Ela foi feita no estúdio do Geraldo de Barros, que estava experimentando efeitos de solarização”, lembra. Nesse jogo expressionista de sombra e luz, Lorca expõe os dois lados do delegado fumante.

"O Fumante", de 1954