quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Fotos Históricas: A morte de Che Guevara

outubro 09, 2014 | por Cid Costa Neto


Em 9 de outubro de 1967, o fotógrafo boliviano Freddy Alborta, da Associated Press, registrava uma das imagens mais icônicas da história, que estamparia a capa de jornais em todo o mundo, anunciando a morte do guerrilheiro conhecido como Che Guevara.

Ernesto Guevara foi um dos idealizadores e comandantes da Revolução Cubana entre 1953 e 1959. Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária, ele impulsionou a criação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Em 1967, com apoio da CIA, foi capturado e executado sumariamente pelo exército boliviano.

A foto que mostra o corpo sem vida de Che, rodeado por militares, foi tirada por Alborta no hospital Nosso Senhor de Malta, na aldeia de Vallegrande, Bolívia. Lá, o corpo foi limpo pela enfermeira Susana Osinaga. "O que mais me impressionou foram seus olhos. Seus olhos estavam abertos, o cabelo grande e crespo, como o Sagrado Coração de Jesus", recordou anos mais tarde.

Alborta trabalhou como fotógrafo oficial do presidente boliviano Victor Paz Estenssoro entre 1952 e 1964 e foi considerado um dos fotógrafos mais influentes da Bolívia, até meados dos anos oitenta, quando se aposentou do jornalismo.