segunda-feira, 4 de julho de 2016

Exposição em Londres apresenta imagens da fauna brasileira

julho 04, 2016 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo João Marcos Rosa destaca a importância da preservação da vida selvagem com uma coleção de imagens de animais raros, registradas em diversos santuários naturais do país.
Onça pintada, Três Irmãos, Poconé, MT (João Marcos Rosa)

O Brasil é o país com maior diversidade biológica na Terra e lar de espécies animais extraordinárias. Ameaças ecológicas, tais como poluição, desmatamento e mudanças climáticas tem afetado drasticamente as áreas naturais do país e 967 espécies de animais selvagens já estão ameaçadas de extinção.

Neste último domingo (3), aconteceu no Horniman Museum and Gardens, em Londres, a abertura da exposição "Fauna Brazil". Com curadoria de Alicia Bastos, a mostra apresenta uma série de imagens registradas pelo fotógrafo brasileiro João Marcos Rosa, que viajou por santuários naturais do país para documentar alguns desses animais raros.

Estas imagens impressionantes apresentam caminhos por onde as onças caçam, rios onde as ariranhas pescam e as enormes árvores onde as harpias constroem seus ninhos, reforçando a mensagem da importância da conservação, uma das principais forças que movem o trabalho do fotógrafo.

João Marcos Rosa durante abertura da mostra "Fauna Brazil" no Horniman Museum and Gardens, em Londres

João Marcos Rosa é natural de Belo Horizonte e iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1998, documentando a cultura e vida selvagem brasileira. Graduado em jornalismo e pós-graduado em políticas culturais, especializou-se em documentar histórias ligadas à biodiversidade e conservação. Desde 2004 trabalha para a National Geographic Brasil.

A mostra faz parte da programação do Festival of Brazil e segue em cartaz até o dia 8 de janeiro de 2017, na Gallery Square.