domingo, 14 de agosto de 2016

Galeria Municipal de Artes recebe exposições do 2º Balneário Camboriú Foto Festival

agosto 14, 2016 | por Resumo Fotográfico

"Reentrancias Maranhenses" de Valdemir Cunha

A Galeria Municipal de Artes de Balneário Camboriú recebe duas exposições dedicadas à fotografia dentro da programação do 2º Balneário Camboriú Foto Festival. As mostras ficam abertas para visitação das 13h às 19h. Uma delas é a “Água”, do renomado fotógrafo Valdemir Cunha. As fotos que compõe a exposição foram feitas ao longo de cinco anos e retratam várias regiões do Brasil. Além da alta qualidade estética das suas imagens, a mostra serve de alerta para o uso inadequado dos recursos hídricos.

A exposição é parte do livro Água que é dividido em dois capítulos. O primeiro, com texto do jornalista Xavier Bartaburu, traça o panorama atual da situação da água no Brasil e situa o país no contexto mundial e histórico. O segundo apresenta um vasto ensaio fotográfico produzido por Cunha ao longo dos últimos cinco anos.

A outra exposição é “Sobre árvores secas e árvores mortas”, da artista visual e fotógrafa Betinha Trevisan, de Alegrete (RS). Na série “Sobre árvores mortas e árvores secas” são apresentadas imagens fotográficas impressas em pigmento mineral e que receberam intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas. O trabalho nasceu da observação do contraste e da transformação da paisagem, onde a vegetação transborda vida e morte. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida e burlar a morte.

Segundo a artista, na paisagem a distinção entre árvores mortas e secas não é simples, pois estas se confundem ao cumprirem papéis semelhantes, embora passageiros. Para Betina, elas não passam despercebidas, gritam em pleno espetáculo dos ciclos da natureza.

"Sobre árvores mortas e árvores secas" de Betinha Trevisan

O BC Foto Festival 2016 acontece de 18 a 21 de agosto e atende a demanda artística por aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e promoção do setor. As atividades do festival serão realizadas no Teatro Bruno Nitz, na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, nas dependências do SESC Balneário Camboriú e em outros pontos da cidade. Além de gerar novas oportunidades de carreira mercadológica ou acadêmica, o evento vem estimulando e profissionalizando o fazer e o pensar fotográfico. O Balneário Foto Festival tem o patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú através da Lei de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

2º Balneário Camboriú Foto Festival
Data: 18 a 21 de agosto
Local: Teatro Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú e SESC, além de outros pontos da cidade.
Informações e inscrições: bcfotofestival.com.br