sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Em exposição, fotógrafos brasileiros apresentam imagens de viagens pelo mundo

novembro 11, 2016 | por Unknown

Rio de Janeiro - Alexandre Ormond

Até o dia 22 de novembro, na Estação Júlio Prestes, em São Paulo, acontece a exposição “O Fotógrafo Viajante”. A mostra reúne 82 imagens de 31 fotógrafos brasileiros, alguns em início de carreira, que percorreram diversas partes do mundo como índia, Etiópia, Qatar, Jordânia, Namíbia, entre outras, com a câmera nas mãos.

Bem na plataforma de embarque, o público poderá apreciar 31 olhares diferentes sobre uma reflexão poética do universo das grandes viagens. Os fotógrafos percorreram grandes distâncias e tiveram acesso a lugares onde dificilmente entrariam se não fosse pela fotografia.

A curadoria da exposição é de Renato Negrão, fotógrafo e professor de fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design, que também contribuiu para o acervo. Ele registrou, entre outros lugares insólitos, a zona de exclusão em torno na Usina de Chernobyl.

Para Negrão, “a fotografia, além de ser uma excelente companhia de viagem, é também um grande passaporte”, afirma.

A montagem da exposição perfaz um percurso de experiência e o ato da viagem, com imagens entremeadas por textos de Italo Calvino e Alain de Botton, que escreveram sobre registros imagéticos.

O lugar escolhido para a mostra, a estação de trem Julio Prestes, ludicamente faz conexão não apenas com o tema da exposição, mas estabelece um diálogo aberto com a arte e o espaço público.

Como as imagens estão expostas dentro da estação, é necessário pagar o valor da passagem do transporte público (R$ 3,80), para ter acesso à plataforma.

SERVIÇO

Exposição “O Fotógrafo Viajante”
Data: até 22 de novembro
Funcionamento: 04:00 às 23:59
Local: Plataforma de embarque Estação Julio Prestes - Praça Júlio Prestes, 148.
Informações: www.cptm.sp.gov.br
Classificação: Livre
Preço: R$ 3,80