sábado, 28 de janeiro de 2017

Seu selfie pode ser exibido em uma galeria de Londres

janeiro 28, 2017 | por Resumo Fotográfico

“Ultimate Shark Selfie”, Aaron 'Bertie' Gekos

Com o anúncio da exposição From Selfie to Self-Expression e seu projeto de convocatória pública #SaatchiSelfie, no início desta semana, surge a possibilidade de que seu selfie possa ser exibido na Saatchi Gallery de Londres, durante o mês de março deste ano.

Em parceria com a marca de smartphones Huawei, a galeria será a primeira do mundo a dedicar uma exposição explorando a história do selfie. Embora todos os artistas e fotógrafos envolvidos ainda não tenham sido anunciados, a galeria confirmou que as obras de Vincent Van Gogh, Cindy Sherman e Juno Calypso, entre outros, estarão presentes. Bem como obras definidas como "ícones da era digital" - ou seja, fotografias que ganharam importância cultural em massa e algumas que se tornaram virais. Por exemplo, George Harrison diante do Taj Mahal, ou o agora infame selfie de Obama com a então-primeira ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, ao lado do então primeiro-ministro britânico, David Cameron, no funeral de Nelson Mandela, enquanto Michelle aparecia sentada ao lado deles, fora da foto.

From Selfie to Self-Expression será dividida em quatro seções: "A história do selfie dos antigos mestres até os dias de hoje", "Selfies icónicos do belo e sublime ao louco e perigoso", "UGC e obras de arte interativas e a competição # SaatchiSelfie ", e " Auto-expressão". O último contará com dez jovens fotógrafos britânicos comissionados pela Huawei que vão criar novas obras para a mostra. Por enquanto, as pessoas podem fazer logon no site da Saatchi Gallery para ver um banco cada vez maior de submissões de selfies que entram na competição. Os selfies serão julgados por um grupo de artistas que vão escolher um para ser exibido na galeria.

Perguntas sobre o que torna um "selfie" arte provavelmente serão levantadas. É arte apenas se a pessoa que cria se identifica como artista? Vemos os autorretratos de Cindy Sherman como arte, mas a foto do telefone de Obama constitui-se como arte? E sobre Kim Kardashian, que publicou um livro de seus autorretratos, intitulado Selfish, com a Rizzoli - editora líder em livros de arte - em 2015. Ou Amalia Ulman, artista que em 2014 publicou através do Instagram o projeto “Excellences and Perfections”, uma série de selfies dela em banheiros de hotel ou segurando sacolas de compras no espelho. Embora não tenha sido revelado no momento que foi uma performance, desde a sua conclusão, o corpo de trabalho tem sido mostrado em instituições de arte como a Tate Modern de Londres e a Whitechapel Gallery.

From Selfie to Self-Expression abre em 31 de março de 2017 na Saatchi Gallery, em Londres.

Astronauta Akihiko Hoshide, 2012

Selfie de Barack Obama com Helle Thorning-Schmidt e David Cameron (Roverto Shmidt/AFP/Getty Images)

Benedict Cumber pula atrás do U2 no tapete vermelho do Oscar (Mike Blake/Reuter)

“Sensory Deprivation”, 2016, de Juno Calypso

“Taj Mahal Self-Portrait”, 1966, George Harrison

“Untitled Film Still #31977”, Cindy Sherman

“Slendertone II”, 2015, Juno Calypso

Fonte: Dazed