quinta-feira, 23 de março de 2017

Top 5: Melhores smartphones para fotografia

março 23, 2017 | por Resumo Fotográfico

A evolução das câmeras nos telefones celulares é apontada como um dos principais fatores para a queda nas vendas de câmeras fotográficas nos últimos anos. Muita gente já aposentou a câmera digital compacta e só usa o smartphone para fotografar.

Pensando nisso, Ricardo Bergher, especialista em tecnologia do site Zoom, criou uma lista com os 5 melhores telefones celulares para fotografia que você pode adquirir atualmente.

5. Moto Z


Smartphone Motorola Moto Z Z Power Edition 64GB XT1650-03 13,0 MP 2 Chips Android 6.0 (Marshmallow) 3G 4G Wi-Fi

Além de ser um smartphone modular e ter ótima configuração, como pede um top de linha, o Moto Z traz uma das melhores câmeras de celular, com um bom sensor traseiro de 13MP e abertura f/1.8, que ainda filma em 4K. Algumas tecnologias também contribuem para o bom equilíbrio das cores e foco preciso, como a estabilização óptica das imagens e o flash duplo, que usa uma cor quente e outra fria para evitar imagens estouradas.

Esse celular Motorola também é um dos melhores smartphones para fotos porque tem foco laser automático, que foca rapidamente e é bastante eficiente, inclusive quando os objetos estão em movimento, garantindo mais nitidez nas imagens. E nas fotos noturnas o aparelho também se sai bem, apresentando pouquíssima granulação.

Há ainda algumas opções manuais como a alteração do foco e da exposição. Já a câmera frontal conta com um sensor de 5MP com abertura f/2.2, e chama a atenção por ter flash e um amplo ângulo de visão, o que torna mais fácil a captura de boas selfies.

4. LG G5 SE


Se o hardware do LG G5 SE chegou um pouco menos potente do que o do LG G5 comercializado em outros países, o mesmo não se pode dizer da câmera, que é igualzinha. Aliás, uma não, são três! Isso mesmo: duas traseiras e uma frontal. A principal tem 16MP com vídeos em 4K, ângulo de visão de 78º, e a abertura de diafragma de f/1.8 se destaca, pois as fotos no modo noturno ficam bem mais nítidas. Já a outra câmera tem 8MP e ângulo de 135º, para você enquadrar mais objetos nas fotos.

Ele também é um dos melhores celulares para fotos porque tem um sensor laser para disparar mais rapidamente, e tecnologia para detectar as condições de luz do ambiente e equilibrar as cores, deixando-as mais naturais e claras, até em locais com baixa luminosidade. Esse celular LG ainda tem uma das melhores câmeras de smartphone para quem curte fazer ajustes manuais, já que permite mexer em diversas configurações como velocidade do obturador, controle da exposição e o ISO, nivelação do horizonte, ou ainda escolher se quer fotografar em JPEG ou RAW, ou os dois ao mesmo tempo!

Além disso, o LG G5 SE tem estabilização óptica, e conta com uma das melhores câmeras frontais para celular, já que faz selfies de 8MP, e pode ser disparada por controle de gestos ou ainda fazer várias fotos em sequência. Agora, se você acha que ele está caro demais, o LG G4 continua tendo uma das melhores câmeras de celular, mas ficou de fora da lista para dar lugar ao seu sucessor.

3. iPhone 7 Plus


Entre os muitos destaques do iPhone 7 Plus está a sua câmera iSight, que consegue capturar a luz de uma maneira realmente eficiente, apresenta boas cores, um contraste balanceado, e é capaz de fazer fotos noturnas com qualidade e riqueza de detalhes, graças a maior abertura já vista em um iPhone: f/1.8. E não para por aí: ela é uma das melhores câmeras de celular porque tem estabilização óptica, HDR, controle de exposição, flash com 4 LEDs, e com o Focus Pixels o iPhone 7 Plus foca rapidamente.

Aliás, essas também são caraterísticas do iPhone 7, mas nós escolhemos o Plus para destacar aqui porque só ele tem câmera dupla na traseira. Uma das lentes é a grande-angular, de abertura f/1.8, e a outra é teleobjetiva, com f/2.8, ambas com 12MP de resolução. Graças a essa segunda lente, o iPhone 7 Plus é um dos melhores celulares para fotos aproximadas, pois conta com zoom óptico de até 2x, o que é raro em smartphones, que costumam trazer apenas zoom digital. O sistema duplo de lentes também ajuda a fazer fotos com o fundo desfocado, aquele efeito bokeh, conhecido das câmeras DSLR.

Na câmera frontal, a Apple caprichou e aumentou para 7MP a resolução neste iPhone, e ainda incluiu a estabilização de imagem e manteve o flash Retina, em que é exibida uma grande quantidade de luz no display, servindo como um flash virtual. Ela também é uma das melhores câmeras frontais para celular porque tem abertura f/2.2 e, para conseguir a selfie perfeita, basta usar o modo contínuo, que faz 10 fotos por segundo. Daí é só escolher a que ficou melhor!

2. Sony Xperia Z5


Se a câmera do Xperia Z3 já foi bastante elogiada, imagine só se ela fosse aprimorada? Pois é, e o Xperia Z5 não podia deixar de ser citado como celular com a melhor câmera. Para começar, ele tem sensor Exmor RS de 23MP e ISO 12800, que são ótimos números para um smartphone, e garantem que você consiga fazer bons registros mesmo à noite.

E o autofoco híbrido de 0,03 segundo contribui para os resultados acima da média do Xperia Z5, que é um dos celulares com a melhor câmera para quem quer fazer registros com cores equilibradas, imagens nítidas e muitos detalhes, até em locais mais escuros. Mas também, a marca é reconhecida por suas câmeras de qualidade, e não podia ser diferente nos celulares Sony, né?

Quanto à câmera frontal, a do Xperia Z5 faz selfies com alta qualidade e 5MP de resolução, sem falar que ela filma em Full HD. Aliás, o aparelho é capaz de fazer vídeos em 4K com a câmera traseira!

1. Samsung Galaxy S7


Com alguns aprimoramentos em relação ao Galaxy S6, a câmera do Galaxy S7 é realmente uma das configurações de destaque neste celular Samsung. Com sensor de 12MP, estabilização óptica das imagens, HDR em tempo real e abertura f/1.7 na câmera traseira, o Galaxy S7 entrega imagens com ótima qualidade, inclusive em ambientes mal iluminados.

Por falar nisso, o Samsung Galaxy S7 entra para a lista de celular com a melhor câmera para fotos noturnas por ter pixels maiores, de 1.4µm, para captar mais luz e aumentar a qualidade de fotos feitas em locais mais escuros. Outro recurso bacana do aparelho é o sensor Dual Pixel, que foca muito rápido e de maneira muito precisa.

Para fazer selfies de qualidade e garantir que entre a quantidade de luz ideal, o Galaxy S7 tem abertura f/1.7 também na câmera frontal, que fotografa com até 5MP de resolução. Legal, né? E essas funções também estão no Galaxy S7 Edge, que se diferencia pela tela que continua nas laterais, e também é um dos melhores celulares para fotos!

Fonte: Zoom

Veja também: