terça-feira, 4 de abril de 2017

Rio recebe a exposição 'Estado Misto', de Andréa Bernardelli

abril 04, 2017 | por Resumo Fotográfico

Como dar conta de todas as imagens que nos habitam e que habitamos? Como entender a dimensão interior e sua aparição no mundo exterior? Entre o claro e o escuro, o que pode uma imagem, repetidas vezes nos dar a ver? Da imagem vazada, qual é a potência do olhar?

Na próxima sexta-feira, 7 de abril, acontece a abertura de Estado Misto, exposição da fotógrafa Andréa Bernardelli, na Galeria do Ateliê, Rio de Janeiro. A mostra que tem curadoria de Eder Chiodetto é resultado de uma parceria com o Ateliê Fotô, de São Paulo. A visitação é aberta ao publico e vai até 10 de junho de 2017.

A série é composta de 57 fotografias redondas e uma retangular com um círculo cortado, que a artista chamou de OCO como espécie de ser em potencial – todas , com a intenção de tangenciar a própria ideia de foco e margem e de aparição e desaparição no mundo do visível, as imagens-átomos de Andréa Bernardelli.

Nietzsche formulou o conceito do eterno retorno como um desafio para o pensamento: e se tivéssemos que “viver mais uma vez e por incontáveis vezes”? Um conceito para pensar a potência do presente, os ciclos. Como um trânsito de gestos que orbitam as existências.

A artista investiga como a vida se organiza a partir do entrelaçamento entre o visível e o invisível. Utilizando-se da metáfora de um átomo, Andréa trabalha com a produção de fotografias redondas - um formato completamente atípico para o mundo retangular das imagens ocidentais.

O título do trabalho nasce da metáfora deste estado do visível que habitamos – e que é, também, o da vida das imagens – é um Estado Misto entre o aparecer e o desaparecer. “O visível abarca a presença e a ausência e nos instiga à percepção. E é a imagem quem revida o nosso olhar”, diz a fotógrafa.



SERVIÇO

Exposição "Estado Misto" - 58 fotografias de Andréa Bernardelli
Abertura: dia 7 de abril, 19h
Visitação: até dia 10 de junho de 2017
Horário: de 2a a 6a feiras das 10h às 21h; sábados das 10h às 17h
Entrada: franca (censura livre)
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br