quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mostra fotográfica em Santo André apresenta a arquitetura da capital federal

julho 13, 2017 | por Resumo Fotográfico


Segue em cartaz na galeria do Sesc Santo André, a exposição “Brasília Utopia Lírica”, do fotógrafo paulistano Vicente de Mello. Com curadoria de Beatriz Lemos e Waldir Barreto, a mostra conta com 17 fotografias em preto e branco, feitas em 2011 com uma câmera Rolleiflex. Além de explorar de maneira poética a arquitetura de traços simples e geométricos da capital federal, propõe um novo olhar para a visão habitual que temos das paisagens urbanas em nosso cotidiano.

O projeto, que segue em cartaz até o dia 29 de outubro, inclui também a instalação inédita “In Orbit”, composta pela série “Lápidus”, formada por fotogramas – imagens produzidas sem câmera e sem negativo em laboratório fotográfico. As composições são constituídas por aglomerações de pedras apoiadas em papel fotográfico analógico que, ao receberem luz direta, marcam um intenso contraste entre a luminosidade das formas e uma área escura, fazendo com que uma imagem seja completamente diferente da outra.

Essa é a primeira vez que as 130 pedras que deram origem a essa série podem ser vistas no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Lá os objetos originais são apresentados na mesma posição em que foram registrados os fotogramas. Com isso, o visitante poderá comparar os objetos colecionados, os fotogramas e as reproduções em grande formato.





SERVIÇO:

Exposição “Brasília Utopia Lírica”
Data: até 29 de outubro de 2017
Horário: de terça a sexta, de 10h às 21h30 e aos sábados e domingos de 10h às 18h30
Local: Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André
Informações: (11) 4469-1200