terça-feira, 22 de agosto de 2017

Exposição apresenta a África pelas lentes de Christian Cravo

agosto 22, 2017 | por Resumo Fotográfico


Segue em cartaz na Dan Galeria, em São Paulo, a exposição “Luz e Sombra”, de Christian Cravo. A mostra é resultado de uma imersão do fotógrafo baiano em sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda. Na galeria paulistana, Christian apresenta um conjunto de 25 fotografias, muitas delas inéditas. A exposição fica em cartaz até 28 de agosto.

O trabalho do fotógrafo baiano apresenta uma África monumental, plástica e sem clichês, construída a partir de recortes que dispõem fragmentos da vida selvagem e paisagens, privilegiando a estética à narrativa. A seleção de imagens é apresentada junto ao livro de mesmo nome, que reúne mais de 90 fotografias e tem textos da crítica e curadora de arte Ligia Canongia.

Nesse ensaio, o fotógrafo faz uso exacerbado de cortes, buscando com a técnica não documentar o real, mas apenas arrancar dele uma pequena porção por meio de ousados enquadramentos, seccionando paisagens e corpos de animais, e destacando, muitas vezes, apenas texturas. Resta ao espectador complementar esse espaço para além dos limites do quadro.

“No fundo, Christian Cravo, com a construção dessa espacialidade fotográfica complexa, que engendra relações ambíguas entre o campo e o fora de campo e que evita toda e qualquer narratividade, busca desafiar os limites da realidade documental da fotografia para que a técnica possa se curvar ao simbólico e ao ficcional”, afirma Ligia Canongia.






SERVIÇO

Exposição "Luz e Sombra" de Christian Cravo
Período: até a 28 de agosto
Horário: de segunda a sexta, de 10h às 18h e no sábado de 10h às 13h
Local: Dan Galeria - Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista, São Paulo
Informações: (11) 3083-4600