terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Mostra em Belo Horizonte reúne fotos raras de Frida Kahlo e Diego Rivera

dezembro 19, 2017 | por Resumo Fotográfico


Segue em cartaz no CâmaraSete, em belo Horizonte, a exposição "Diego e Frida: um sorriso no meio da estrada", que apresenta o relacionamento de Frida Kahlo (1907-1954) com o muralista Diego Rivera (1996-1957). “O objetivo da exposição é apresentar uma abordagem intimista da história e da vida do casal”, informa Adolfo Zepeda, cônsul do México no Rio de Janeiro, em entrevista ao site Uai.

O acervo é inédito. A maior parte das fotos não foi publicada. Foram feitas por amigos do casal – entre eles, Juan Guzmán, Manuel Alvarez Bravo, Nicolás Murray e Edward Weston. As imagens registram as diferentes fases do relacionamento – vida, dor e morte de Frida e Diego. “São testemunhos de aspectos da história do casal, que talvez já fossem conhecidos, mas raramente têm sido revelados por meio de uma fotografia”, completa o cônsul, um dos organizadores da mostra.

A exposição reúne 40 imagens. A seleção segue a cronologia – da infância de Diego e Frida até a morte de ambos. “A maioria das fotos veio de arquivos pessoais de amigos que faziam parte da vida do casal no México ou nos Estados Unidos”, informa Zepeda. A curadoria optou por privilegiar a importância histórica de cada momento, além de aspectos do processo artístico da dupla. O cônsul destaca que a mostra permite mergulhar na história do México.

SERVIÇO

Exposição "Diego e Frida: um sorriso no meio da estrada"
Data: até 18 de fevereiro de 2018
Horário: de terça-feira a sábado, de 9h30 às 21h
Local: CâmeraSete – Avenida Afonso Pena, 737, Belo Horizonte