sábado, 28 de julho de 2018

Z42 Arte recebe a mostra “Costas de Vidro”, de Edu Monteiro


Na próxima segunda-feira (30), a galeria Z42 Arte, no Rio de Janeiro, inaugura “Costas de Vidro”, exposição do premiado fotógrafo Edu Monteiro, que reúne imagens tomadas durante suas viagens à Martinica, departamento ultramarino insular francês no Caribe. Após quatro anos de investigações e três viagens, entre elas uma residência de seis meses, Edu registrou esta dança de combate - uma luta entre o visível e o invisível nas encruzilhadas da diáspora africana - seus pesos e magias.

Costas de Vidro é uma expressão utilizada pelos lutadores da Ladja – uma dança de combate praticada exclusivamente na ilha da Martinica, no Caribe, que lembra bastante a capoeira em alguns aspectos. O principal fundamento desta luta é o “ou wè`y ou pa wè`y” expressão em crioulo que significa: “vê mas não vê” e se refere à capacidade ilusionista dos golpes desta arte, que impossibilita a percepção visual do oponente diante do ataque - transformando o visível em invisível através do corpo. Nesta luta quem tem as costas de vidro não pode ser visto.

Edu Monteiro é fotógrafo e pesquisador. Doutorando em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2013) e possui formação em Artes e história visual pelo museu Jeu de Paume em Paris (2017). Autor dos livros Autorretrato Sensorial (Pingadoprés, 2015) e Saturno (Azougue Editorial, 2014).



SERVIÇO

Exposição “Costas de Vidro”, de Edu Monteiro
Abertura: 30 de julho de 2018, às 19h
Data: de 30 de julho a 21 de agosto de 2018
Local: Z42 Arte - Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho, Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: gratuito (classificação livre)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil