quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Projeto de arte educação “Fotossensível” contempla jovens da Zona Norte de São Paulo


Capturar cenas do cotidiano do bairro em que vivem, eternizar memórias que um dia ficarão para a história. História da Zona Norte, da Vila Maria, em especial.

É o que o projeto “Fotossensível”, realizado pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico da empresa Cometa – em parceria com a Aymberê Produções e incentivado pelo ProAC (Programa de Fomento à Cultura do Governo do Estado de São Paulo), traz para região nesse mês de agosto.

Ao longo de quatro meses, cerca de 30 jovens de 13 a 16 anos vão vestir os coletes do projeto e pensar a fotografia nos enfoques teórico e prático para desenvolver e compartilhar olhares, em cursos gratuitos que abordam uma introdução ampla ao universo da fotografia. De forma dinâmica e atual, as aulas práticas de fotografia abarcam tanto alguns processos químicos quanto a fotografia feita por câmeras digitais e celulares.

As atividades fotográficas ocorrerão em sala de aula, mas também em saídas externas, e se estenderão para a casa de cada aluno. Ao final do projeto, haverá uma exposição pública com as fotografias produzidas pelos alunos na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

Segundo o IJCA, uma das marcas do Instituto é a de criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável. Essa diretriz se funda no entendimento de que a arte não deveria ter um lugar restrito de circulação e que o Parque Vila Maria pode ser visto, também, como um centro produtor de sua cultura e sua arte, além de consumidor de outras culturas e artes.

Ao longo do segundo semestre deste ano, também acontecem como parte do projeto “Fotossensível” três módulos independentes de um curso de fotografia para professores e educadores da rede pública e privada de ensino, de preferência atuantes também na Zona Norte. A ideia é que o conteúdo e a experiência desses educadores possam ser posteriormente estendidos para dentro das salas de aula.

Mais informações: aymbereprodart@gmail.com

via SP Norte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil