terça-feira, 20 de novembro de 2018

O minimalismo monocromático de Hengki Koentjoro

novembro 20, 2018 | por Gabriela Brina

Para o fotógrafo indonésio Hengki Koentjoro, a maior fonte de inspiração é a natureza. Retratando temas de atenção plena e de ser um com a natureza, as fotografias de Hengki capturam uma bela simplicidade através de cenas minimalistas e tons monocromáticos. Em sua mais recente viagem ao Japão, Hengki explorou a estética natural de Hokkaido com as lentes X1D-50c e XCD 45mm.

Com cerca de 10 dias completos no Japão, Hengki passou metade de sua viagem em Hokkaido, a mais setentrional das principais ilhas do Japão. Com a abundância de neve nesta área, o clima foi perfeito para criar o espírito minimalista pelo qual Hengki Koentjoro é tão conhecido. Usando seu olho para procurar simplificadade, Hengki pôde brincar com tons escuros contrastando contra o manto de neve branca ao redor dele. Tais cenas de natureza nublada lembraram Hengki da forma de arte japonesa das poesias haikai (poemas de três linhas acompanhados por uma pintura minimalista em tinta preta sobre papel branco). Tradicionalmente, estes poemas celebram a natureza e a mudança das estações. Depois de apenas alguns dias lá, Hengki percebeu que levaria um longo tempo para entender o verdadeiro espírito de Hokkaido e todas as suas estações.


De acordo com Hengki, um esquema de cores em preto e branco faz toda a diferença em suas fotografias:

"Preto e branco evoca uma emoção muito mais forte quando feito da maneira certa. Deixa você ver mais. Quando não há cor presente, começa-se a ver textura, detalhes, formas e linhas. Alguns desses detalhes estão ocultos, mas o preto e branco os traz à superfície."

Enquanto estava no local, Hengki usou uma Hasselblad X1D-50c como sua câmera de escolha combinada com a lente XCD 45mm. Com uma câmera de médio formato, ele comentou que há muito mais em suas fotografias quando se trata de faixa dinâmica, detalhes e textura. "Especialmente para fazer gravuras enormes, o formato médio mostra sua mágica na maneira de ver os detalhes, a tonalidade, a gradação de cores e obter uma sensação tridimensional. Isso é perfeito para fotógrafos artísticos que pretendem imitar a lendária qualidade de impressão de 8x10 polegadas do grande Ansel Adams", acrescenta.








Fonte: Hasselblad