sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Novo aplicativo tira retratos simulando técnica do século XIX

dezembro 07, 2018 | por Resumo Fotográfico


A Hipstamatic, empresa que popularizou os filtros retrô para fotos digitais, acaba de lançar um novo e poderoso aplicativo para fotografia com smartphone. O TinType permite tirar retratos no estilo das antigas ferrotipias, um processo de fotografia do século XIX em que as fotos são gravadas em folhas finas de metal revestidas com uma camada fotossensível. Por enquanto, o app está disponível apenas para o sistema iOS.

“Um TinType autêntico tem profundidade de campo extremamente rasa e um plano muito específico de foco nos olhos”, escreve o fundador da Hipstamatic, Ryan Dorshorst. “Desde que a Apple introduziu câmeras que suportavam a captura de profundidade (com o iPhone 7 Plus em 2016), estive pensando em como poderíamos utilizar a tecnologia no Hipstamatic para aperfeiçoar ainda mais nossas simulações analógicas.”

Depois que o iPhone X foi lançado com uma câmera TrueDepth e o Portrait Mode para selfies, a empresa percebeu que havia um novo potencial para autorretratos. “Como grande parte da mágica do TinType vem de profundidade de campo extremamente rasa, ter uma nova tecnologia que nos permite acessar os dados de profundidade em uma imagem parecia um ajuste perfeito para algumas experiências”, diz Dorshorst.

Com retratos capturados com o aplicativo TinType v2.0, os olhos e a face inteira estão em foco, enquanto o nariz, a aba do chapéu e o fundo estão totalmente borrados e fora de foco. Essas melhorias sutis fizeram uma grande diferença na aparência autêntica dos resultados. O TinType está disponível para download na AppStore por R$ 3,90. Veja abaixo algumas fotos de amostra capturadas com o novo aplicativo:


via iPhoto