segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Máquina do tempo: Contax I

setembro 19, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Rama / Wikimedia Commons
A Contax é um modelo de câmera 35mm criada em 1932, pela fabricante alemã Zeiss Ikon, para competir com a Leica, que era um grande sucesso na época.

Ela apresentou vários avanços tecnológicos em relação a sua concorrente: Tinha uma base de triangulação mais eficaz para um melhor foco; O encaixe para lentes era em baioneta, ao invés de rosca; A parte traseira do corpo era removível para carregar filme e velocidade máxima de obturador de 1/1000s, contra 1/500s da concorrente.

O modelo, no entanto, não possuía um bom acabamento no encaixe de suas peças e sofria de muitos problemas de confiabilidade. Isso pode ser percebido pelo seu peso pesado, pelas arestas duras e seu formato reto de caixa. A empresa promoveu diversas revisões do modelo, até lançar a Contax II, em 1936.

"A Contax representa um design totalmente novo de câmera. A construção muito simples é rapidamente entendida quando então as inúmeras vantagens técnicas serão encontradas para permitir a obtenção de resultados insuperável em todas as condições." - dizia o texto do material grafico da marca.

E de fato, apesar dos problemas, a série de câmeras Contax foi um grande avanço, inclusive servindo de modelo para a criação das primeiras câmeras japonesas, Hansa Canon e Nikon I. 

Fontes:
  1. Contax rangefinder, Camerapedia
  2. Contax_I, Wikipedia
  3. Zeiss Contax I Rangefinder 1932-1936, Stephen Gandy's CameraQuest