quinta-feira, 7 de março de 2019

Por que a luz é melhor quando fotografamos mais cedo?

março 07, 2019 | por Resumo Fotográfico

Foto: Pixabay/Pexels

Você precisa de uma câmera melhor para tirar fotos melhores? Não, você precisa de um despertador. Existe uma boa razão pela qual fotógrafos profissionais de paisagens acordam cedo, como Jamie Carter explica em artigo para a Digital Camera World.

A maioria das fotografias de paisagem dramáticas que você vê online, em revistas e em livros foram tiradas de manhã cedo ou no final do dia. De fato, alguns editores de revistas insistem nisso e raramente usam qualquer coisa fotografada em outros horários.

Por que a posição do sol é tão importante?

Exatamente onde o sol está no céu afeta enormemente a intensidade da luz, a direção daquela luz sobre qualquer paisagem, a forma e a extensão das sombras. Determina o que você deve considerar fotografar, assim como quando e como. Onde o sol está no céu difere na hora do dia, na época do ano e na sua localização no planeta.

No meio do dia, quando o sol está no céu - ou, pelo menos, tão alto quanto possível no céu - a luz da estrela mais próxima está mais forte. As cores são lavadas e as sombras são curtas.

Quando está baixo no céu, sua luz é mais quente e menos intensa, e lança longas sombras. Pouco antes do pôr do sol ou depois do nascer do sol é o crepúsculo, quando não há luz solar direta porque o sol está abaixo do horizonte. No entanto, ainda há uma luz na atmosfera, e tudo assume um tom azul.

Foto: Felix Mittermeier/Pexels

O que afeta a posição do sol?

Onde o sol está no céu é extremamente importante, pois a arte da fotografia é pouco mais que coletar luz.

A posição do sol é explicada pela rotação do nosso planeta, embora não seja tão simples, pois a Terra gira sobre um eixo inclinado de 23,5º em relação ao sol, o que explica os horários em constante mudança do nascer e do pôr do sol. É por isso que os pontos de subida e de ajuste do sol se movem para frente e para trás ao longo do horizonte todos os dias.

O efeito de tudo isto é uma duração constante de dia e de noite, por isso, se estiver a planear uma sessão, deve verificar as horas exatas do nascer e do pôr do sol para a sua localização pretendida. Não há necessidade de ter um horário exato para algum lugar a 10 milhas de distância, mas mais do que isso e começa a fazer a diferença. Nascer e pôr do sol em Londres, por exemplo, é cerca de 12 minutos mais cedo do que em Cardiff, que é cerca de 130 quilômetros a oeste da capital.

Sites e aplicativos como o TimeAndDate, Sunrise Sunset Times, Sunrise Sunset Lite, The Photographer Ephemeris, PhotoPills, devem sempre ser consultados antes de planejar qualquer coisa.

Como a luz viaja e se espalha na atmosfera da Terra?

A posição exata do sol no céu é importante por causa do modo como nosso planeta maneja sua luz. A luz solar é radiação, e o ângulo que ela entra na atmosfera da Terra determina, em última análise, quanta radiação - como a luz - atinge o sensor da sua câmera.

A luz viaja em ondas, com o espectro visível da luz solar que se estende de violeta e azul através de verde e amarelo para laranja e vermelho (sim, um arco-íris!). O azul tem o comprimento de onda mais curto e o vermelho o mais longo. A luz azul atinge todas as moléculas e partículas da atmosfera da Terra e é desviada em todas as direções, mas apenas pela atmosfera relativamente fina diretamente acima.

Não há muita luz violeta na luz do sol, então o céu parece azul. À medida que o sol parece se aproximar do horizonte, a luz do sol alcançando sua câmera está viajando através de uma atmosfera muito mais do que quando ela estava acima. A luz azul está sendo desviada, e novamente defletida, por muito mais partículas e moléculas. Isso deixa a luz laranja e vermelha para viajar e se tornar mais visível.

Foto: Zoe Pappas/Pexels

O que tudo isso significa para imagens?

Onde o sol está no céu determina tudo sobre a qualidade da luz.

Durante o meio dia, há muito contraste, por isso as áreas expostas de, digamos, uma parede do cânion parecem branqueada e brilhante, enquanto as áreas abrigadas são pretas. É difícil expor para ambos, então você precisa ter certeza de que a área brilhante não está superexposta e tentar arrancar alguns detalhes das áreas sombreadas. Porém, as sombras são curtas, o que pode dar uma aparência plana a tudo.

Este não é um bom momento para tirar fotografias, por isso, se você estiver realmente interessado em fotografar paisagens, o meio do dia é bom apenas para (a) fazer visitas para o final do dia ou para o início da manhã seguinte, ou (b) descansando depois de um começo cedo.

Quando o sol se põe no fim da tarde ou no começo da noite, a luz fica dourada por um breve momento. Se o céu estiver livre de nuvens, é a hora perfeita para a fotografia de retrato, pois o assunto pode ser iluminado lateral ou diretamente pela luz solar alaranjada. As montanhas são iluminadas em luz suave, mas a posição baixa do sol cria bolsões de sombras. Também significa longas sombras nas paisagens e atrás, ao lado ou na frente das pessoas.

Além de ser interessante em uma composição, as sombras dão instantaneamente ao espectador uma noção do tempo. À medida que esta hora de ouro se esvai, prepare-se para obter o máximo de luz possível, utilizando exposições longas, definições ISO mais elevadas e números f grandes. Durante este tempo você pode obter um efeito leitoso em cachoeiras, rios e marinhas sem filtros ND. Os horários exatos diferem drasticamente de acordo com a época do ano e sua localização na Terra, mas o dia do fotógrafo de paisagens - permitindo que os céus limpos - sigam um padrão distinto:

Manhã
  • Fotografia da noite
  • Crepúsculo - primeiro raio do céu noturno
  • Amanhecer e a hora azul - período antes do nascer do sol
  • Nascer do sol
  • Hora de ouro - primeira hora ou mais da luz do sol
(Descanse e recarregue as baterias da câmera)

Tarde
  • Hora de ouro - última hora ou mais da luz do sol
  • Pôr do sol
  • Crepúsculo e a hora azul - período após o pôr do sol
  • Crepúsculo - escurecimento do céu à noite
  • Fotografia da noite

Claro, você pode tirar ótimas fotografias de outros tipos a qualquer hora do dia. Mas a sua paisagem favorita e fotografias de retratos ao ar livre? Eles provavelmente serão sempre azuis ou dourados.

Foto: Josh Sorenson/Pexels

Fonte: Digital Camera World (via iPhoto)