quinta-feira, 7 de março de 2019

Fotógrafo acusa escritora de plagiar sua foto em concurso

março 07, 2019 | por Resumo Fotográfico


Em 2017, a escritora de literatura infantil Ana Stoppa foi vencedora da segunda edição do concurso internacional de poesia e imagens “Gocce Di Memoria” (Gotas de Memória), realizado pela Poesis Associazione Culturale e Artavia, em Taranto, Itália, com a foto intitulada como “Árvore dos Anjos”.

A imagem apresenta uma arvore com galhos secos, sem folhas, diante de uma nuvem, criando a ilusão de que se trata de uma copa carregada de nuvens. Segundo Stoppa, o registro teria sido feito no Rio Grande do Sul, em outubro de 2016, do interior de um veículo, com o celular.

Porém, na última sexta-feira (1), o fotógrafo Eder Magalhães reivindicou a autoria da imagem. Segundo Eder, que trabalha como fotógrafo desde 2013, o registro foi feito por ele atrás da casa onde mora, em Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, e viralizou em setembro de 2016.

O fotógrafo soube da situação recentemente quando uma página do Facebook compartilhou a foto dando os créditos a Éder. Foi então que Ana comentou na publicação do fotógrafo, dizendo que ia processá-lo por usar o registro dela.

“Éder, esta foto não é de sua autoria, você se apossou indevidamente, o que fere a lei de direitos autorais. Tenho provas testemunhais, oculares e documentais. Favor excluir, anotando a retratação e o crédito para poupar os procedimentos legais”, escreveu Stoppa.

“Eu vivo da fotografia. Faço casamento e, quando estou tranquilo, faço fotos e publico. Agora que eu faço uma que viraliza as pessoas querem tirar proveito. Se ela não tivesse falado nada, eu nem ia ficar sabendo, porque não fico pesquisando quem compartilha minhas fotos”, diz.

O fotógrafo contou que alguns amigos seus entraram em contato com a organização do evento, mas como a premiação foi em 2017, não se sabe ainda como será o processo. Muitos advogados ainda entraram em contato com ele, que agora entrará na Justiça por conta da situação.

Ana Stoppa, é escritora e advogada e ocupa a 9ª cadeira da Academia de Letras da Grande São Paulo. Após a repercussão negativa, ela removeu seu perfil do Facebook.


Reprodução/Facebook