sexta-feira, 12 de abril de 2019

Foto de criança chorando na fronteira dos Estados Unidos vence o World Press Photo 2019

abril 12, 2019 | por Resumo Fotográfico

John Moore

A imagem dramática de John Moore, de uma criança hondurenha de 2 anos chorando enquanto sua mãe era revistada e detida perto da fronteira entre Estados Unidos e México, foi nomeada a foto do ano no prestigiado concurso World Press Photo de 2019. A foto foi selecionada entre 78.801 inscrições de 4.738 fotógrafos de todo o mundo.

Moore é fotógrafo da Getty Images e trabalhou em questões de imigração em ambos os lados da fronteira mexicana desde 2008. Ele viajou por toda sua extensão e fez muitas viagens ao México e à América Central. Ele também fotografou cadeias de imigração, deportações, ataques e cerimônias de naturalização e também trabalhou em comunidades de imigrantes nos Estados Unidos.

“O objetivo deste projeto ao longo de todos esses anos tem sido humanizar as questões de imigração e segurança nas fronteiras”, disse Moore. “Muitas vezes essas coisas são discutidas em termos estatísticos, o que pode ser bastante seco, e eu sempre tentei colocar um rosto humano neste tópico. Então, para mim, fotografar aquela garotinha na fronteira foi uma extensão dos meus esforços.”

Veja as demais fotos premiadas.