segunda-feira, 24 de junho de 2019

Diário Contemporâneo realiza palestra com Isabel Gouvêa

junho 24, 2019 | por Resumo Fotográfico

Adelmo Santos

Integrante da comissão de seleção do 10º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, a fotógrafa Isabel Gouvêa aproveita a sua passagem pela capital paraense para realizar a palestra “Lutas criativas no campo da arte: As experiências da Bahia no Prêmio Pierre Verger e no Programa Kabum! de Arte e Tecnologia". O bate-papo com o público será no dia 24 de junho, às 19h, no Museu da UFPA, com entrada franca.

Paralelo ao seu trabalho pessoal de documentação antropológica do homem e da cultura das regiões Norte e Nordeste, com atenção especial para as festas populares, a artista também atua em colaboração com diferentes instituições culturais.

Na palestra, Isabel apresentará duas dessas experiências, o histórico do Prêmio Pierre Verger, criado em 2002 e que passou por mudanças e aperfeiçoamentos sempre como fruto de lutas da comunidade fotográfica local, através do Fórum de Fotografia da Bahia e do Movimento Carta das Laranjeiras. Serão compartilhados os aspectos criativos da luta desta última etapa do movimento.

Além disso, a fotógrafa abordará o Programa Kabum! de Arte e Tecnologia, desenvolvido por 12 anos pela ONG CIPÓ-Comunicação Interativa para a formação de jovens de comunidades populares. Segundo ela, “o programa trabalhou de forma transdisciplinar entre as linguagens de fotografia, vídeo, design e computação gráfica e alcançou resultados significativos na produção artística e em transformações socioeducativas”.

SERVIÇO

Palestra com Isabel Gouvêa
Data: 24 de junho de 2019, às 19h
Local: Museu da UFPA – Av. Governador José Malcher – esquina com Generalíssimo Deodoro
Informações: (91) 3184-9310 | diariocontemporaneodfotografia@gmail.com