quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Exposição “Cadê a Bola?”, de Pedro Jardim de Mattos

setembro 25, 2019 | por Resumo Fotográfico


Nesta quinta-feira (26), a galeria Gilson Martins Posto 5, no Rio de Janeiro, apresenta a exposição “Cadê a Bola?”, do fotógrafo Pedro Jardim de Mattos.

Areia, sol, mar e céu servem como o mais carioca cenário aos homens que suam sensualidade a partir de um jogo de praia – o Altinho – que só não vale deixar a bola cair e tocá-la com as mãos. Mas é justamente com a mão que Pedro Jardim de Mattos aciona o disparo da máquina para captar inusitadas posições de corpos que se retesam e contorcem, voam, caem, levantam e rodopiam para que a bola não chegue ao chão. Mas, CADÊ A BOLA?

A bola (de futebol) não precisa aparecer porque é o corpo o protagonista da imagem, corpos de homens em posturas incomuns, sem pose ou trejeito estudado, no esforço da jogada criativa para manter a bola no ar. Pés, cabeça, pernas, ombros, peito, costas, bunda são as superfícies tocadas pela bola e que tocam o olhar do fotógrafo para estancar um instante de suas expressividades lúdicas e estéticas.

E qual a melhor jogada? A fotografia em preto e branco clássico ou no colorido das peles e sungas em fundo azul? Imagem com dimensão retangular ou quadrada? Figura inteira ou aproximada? As variações e possibilidades são postas para o vedor examinar, refletir e escolher. Mas não há uma competição, como no próprio Altinho. Sem penalidade nem impedimento, o prazer está em jogar. Cada imagem inspira e transpira sua particularidade a partir de corpos em meio aos passes que se expõem em quase nudez, exibindo a carnalidade presente e possível num simples jogo à beira mar e a partir da densa e instigante visão oferecida pelo fotógrafo Pedro Jardim de Mattos, sempre atento à poética reveladora das pessoas e suas fisicalidades.

O jogo agora é percorrer as imagens e deixar que nos guiem no prazer de vê-las e perceber as variantes vertentes dos corpos que sabem onde está a bola.

– Marize Malta

SERVIÇO

Exposição “Cadê a Bola?”, de Pedro Jardim de Mattos
Abertura: 26 de setembro de 2019, de 18h30 às 21h30
Local: Galeria Gilson Martins Posto 5 – Av. Nossa Sra. de Copacabana, 995, Rio de Janeiro/RJ