sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Exposição “Fora do Temp(l)o”, em São Paulo

fevereiro 14, 2020 | por Resumo Fotográfico

“Metais Voadores”, de Ana Carvalho, 2014

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe a coletiva de fotografias “Fora do Temp(l)o” com curadoria de Bianca Boeckel. Ambientada na Sala MAS/Metrô Tiradentes, a parceria entre a curadora e o museu aproxima o público de mais uma nova forma de arte que une criação com tecnologia.

Nos nichos expositivos do espaço são expostas 13 fotografias de duas séries de registros imagéticos contrastantes: uma imagem da série “Liquenscape”, do fotógrafo carioca Nelson Porto, e um recorte da série “Chama o Bloco”, com imagens selecionadas em conjunto com Francisco Almendra, dos artistas Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva.

Enquanto “Liquenscape” destaca o registro ampliado da imensidão do Pico das Agulhas Negras e a contemplação do sagrado no eterno e no vazio fora do tempo, o coletivo que retrata o Carnaval em “Chama o Bloco” se aproxima do pro-fano — aquilo que está fora do templo — através de um mergulho no êxtase presente na maior festa dos homens.

A polaridade entre os dois temas se dá em diversos eixos: natureza vs. homem, vazio vs. cheio, fora do tempo vs. fora do templo. A dinâmica resultante leva a um diálogo entre formas e significados fortes - mesmo pertencentes a universos distintos.

Ao inserir tecnologia de ponta na criação de arte, é reservado ao visitante o papel de participar da obra. As experiências de realidade virtual que fazem parte de “Fora do Temp(l)o” abrem um novo espaço expositivo em três dimensões que cria memórias como a de quem viveu a cena na vida real.

SERVIÇO

Exposição “Fora do Temp(l)o”
Abertura: 15 de fevereiro, às 11h.
Período: 16 de fevereiro a 22 de março de 2020
Horários: de terça a domingo, de 9h às 17h
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes | www.museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3326-5393