domingo, 12 de julho de 2020

Os coletivos femininos na fotografia brasileira

julho 12, 2020 | por Thais Andressa

Desde os primórdios da história da fotografia, os homens sempre ocuparam posição de destaque. Como em muitas outras áreas, as mulheres permaneceram como coadjuvantes, tendo um reconhecimento tardio. Na atualidade, muitos coletivos têm surgido com o intuito de proporcionar a visibilidade e o fortalecimento dos trabalhos de mulheres fotógrafas, nas mais diversas vertentes. Outro propósito, é possibilitar que o legado das fotógrafas de épocas passadas seja difundido. Vamos conhecer alguns movimentos que se pautam na coletividade e que têm contribuído no cenário da fotografia brasileira.

Instagram: YVY Mulheres da Imagem

Coletivo Fotógrafas Guarulhenses

Formado em outubro de 2017 na cidade de Guarulhos (SP), o grupo nasceu a partir do desejo de divulgar os trabalhos e promover a união de fotógrafas da cidade. A primeira ação foi o lançamento de um Anuário que contou com o trabalho de 17 fotógrafas. Desde então, várias iniciativas vêm surgindo, como participação em exposições coletivas e palestras. De acordo com Marina Pinto, uma das fundadoras, o objetivo é dar visibilidade a todas, a partir da criação de uma rede de apoio. “Também percebemos que a questão da representatividade tem sido válida. Há muitas dificuldades para serem enfrentadas , mas juntas, estamos sempre em busca de soluções. E aos poucos, vamos nos firmando”, afirma a fotógrafa. Para conhecer um pouco mais sobre o coletivo acesse o Instagram.

Punho Coletivo

É um coletivo alagoano de mulheres da imagem formado em 2019, com os objetivos de unir forças, multiplicar conhecimento, trocar experiências e ocupar espaços. Uma das questões que o grupo defende é sobre a importância daquilo que habita o espaço entre a mulher fotografada e o olhar que está por trás de tudo e registra. O Punho é sobre imagem, mas é, acima de tudo, sobre o que acontece quando mulheres se unem. Durante a quarentena, o grupo tem lançado desafios fotográficos temáticos no Instagram e sempre publicam referências de fotógrafas, como por exemplo, o trabalho da chilena Albertina Lopes. Para os interessados em conhecer o projeto acesse o Instagram.

YVY Mulheres da Imagem

Com foco no fotojornalismo, o Coletivo foi formado em Curitiba (PR) no ano de 2016, visando reunir mulheres que usam a imagem como modo de vida, trabalho e expressão. De acordo com o Manifesto do Coletivo, escrito pela fotojornalista Danielle Villasana, enquanto homens estão presentes em funções mais dinâmicas e em atividades de destaque, as fotógrafas atuam em pautas mais comedidas e de pouca circulação. O movimento integra representantes de várias regiões do Brasil e objetiva fortalecer, defender e articular lutas por meio do discurso imagético e pesquisas, principalmente no que se refere às subjetividades das mulheres na imagem, possibilitando debates e reflexões. Para conhecer mais sobre a atuação do coletivo acesse o Instagram.