quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Fotolivro reúne a maior reportagem sobre a indústria animal no planeta

novembro 19, 2020 | por Adriana Vianna

Xeque-mate: HIDDEN revela com detalhes sangrentos quão pouco sabemos sobre o que acontece dentro dessas paredes sem janelas

Fotografia: Konrad Lozinski | Itália 

"O fotojornalismo apresentado em Hidden entrou em alguns dos lugares mais sombrios e inquietantes do mundo. As imagens que eles capturaram são um lembrete marcante de nosso comportamento imperdoável para com os animais e servirão como faróis de mudança nos próximos anos". Joaquin Phoenix, cineasta que no Oscar 2020 usou seu discurso de aceitação de melhor ator para defender o veganismo.


Fotografia: Timo Stammberger | Berlin

HIDDEN é um xeque-mate na humanidade. É inflexível sobre nosso conflito com animais não humanos em todo o mundo. Através das lentes de trinta fotojornalistas do mundo inteiro, o trabalho expõe os animais invisíveis em nossas vidas; aqueles com quem temos um relacionamento íntimo e ainda não conseguimos ver. As suas histórias são reveladoras, e brutais. São a prova da emergência que os animais enfrentam em todo o mundo - da agricultura industrial às mudanças climáticas - e fornecem informações valiosas sobre a relevância do sofrimento animal para a saúde humana. Eles são os animais que comemos e vestimos. Os animais que usamos para pesquisa, para o trabalho e para a diversão, bem como os animais que sacrificamos em nome da tradição e da religião. Hidden é um documento histórico, um memorial e uma acusação do que é e nunca deveria ser novamente. 


Comportamento imperdoável para com os animais, um porco a caminho do abate. Fotografia: Jo-Anne McArthur | Canada

Jo-Anne McArthur, fundadora da We Animals Media, há mais de quinze anos usa o fotojornalismo para defender os direitos dos animais, investiga animais no ambiente humano: se eles estão sendo usados para comida, moda e entretenimento ou pesquisa, ou estão sendo resgatados para passar seus anos restantes em santuários. McArthur fornece lições valiosas sobre o tratamento aos animais, torna as indústrias animais visíveis e responsáveis, amplia nosso círculo de compaixão para incluir todos os seres sencientes.

“O fotojornalismo animal exige empatia radical e autoconsciência”, diz ela. “Os espectadores devem se descentrar e considerar o mundo através dos olhos de uma espécie diferente, ao mesmo tempo que sustentam a verdade do papel inegável da humanidade na história.” Ela também aponta que, ao trazer essas imagens à luz, “isso representa uma ameaça fundamental para sistemas sociais profundamente enraizados que continuam, em grande parte incontestados. Buscar essas histórias visuais é em si um ato de resistência". “Quando vi pela primeira vez o livro Inferno, do fotógrafo de guerra James Nachtwey, imediatamente soube que queria fazer um livro semelhante para animais. Até hoje, as imagens de Nachtwey são mundialmente reconhecidas e usadas para animar conversas sobre como podemos e devemos fazer melhor uns pelos outros. Meu objetivo com Hidden é conseguir a mesma visibilidade sobre o sofrimento animal.” 


Fotografia: Kristo Muurimaa | Finlândia 

O fotógrafo Francesco Pistilli começou a cobrir a indústria italiana de carnes há oito anos. “Eu descobri que as corporações mudaram os animais para dentro de casa, para plantas em estilo prisão, no meio do nada rural, longe do olhar dos consumidores nervosos.”


Fotografia: Aitor Garmendia | Espanha

“Faço esse trabalho porque quero que outras pessoas vejam o que vejo quando olho nos olhos de um animal”, diz a fotógrafa Louise Jorgensen. “Ver que há alguém igual a você olhando por trás daqueles olhos amedrontados e suplicantes. Capturo a emoção nos olhos para entender que os animais, como nós, são seres emocionais e sencientes, com a mesma capacidade de sentir alegria, amor e sofrer imensamente. ”


Em seguida na fila ... os coelhos que chegam para abate são empilhados na área de sangramento, onde a matança é realizada na frente deles na Espanha. Fotografia: Aitor Garmendia

HIDDEN representa o trabalho de mais de trinta fotojornalistas que documentaram por 15 anos - e continuam a documentar - histórias de animais no ambiente humano. Esses fotógrafos são os heróis que trabalham globalmente para investigar e expor o uso de animais. Entre eles estão (em ordem alfabética): Aaron Gekoski, Aitor Garmendia, Amy Jones, Andrew Skowron, Britta Jaschinski, Daniel Beltrá, Francesco Pistilli, Jan van Ijken, Joan de la Malla, Jo-Anne McArthur, Jose Valle, Kelly Guerin, Kristo Muurimaa, Konrad Lozinski, Louise Jorgensen, Luis Tato, Paul Hilton, Sabine Grootendorst, Selene Magnolia, Stefano Belacchi, Tamara Kenneally, Timo Stammberger, entre outros que serão anunciados.


Fotografia: Jan van Ijken | Países Baixos 

A edição realizada por We Animals Media, pelo reconhecido jornalista e editor de fotos Keith Wilson e do designer de renome mundial David Griffin. Keith que é membro da Royal Geographical Society, fundador e ex-editor das revistas Outdoor Photography e Wild Planet e David foi o editor visual do The Washington Post, diretor de fotografia da National Geographic e ocupou muitos outros cargos de design e fotografia na mídia tiveram a colaboração na edição de cores a co-editora do Photographers Against Wildlife Crime, a fotógrafa Britta Jaschinski e Sarah Janson

O projeto foi colaborativo e contou com financiamento coletivo por meio da página HIDDEN: Animals in the Anthropocene, by We Animals onde é possível ver algumas das imagens mais explícitas e brutais do coletivo que coloca em evidência a violência e a crueldade com que os animais são tratados e que chegam à mesa dos consumidores carregados de sofrimento. 


Fotografia: Aitor Garmendia | Espanha

“Estou simplesmente maravilhado com esses fotógrafos. De certa forma, eles são como fotógrafos de guerra, exceto testemunhas de uma guerra que tantas pessoas optam por suprimir que existe. Isso exige uma enorme força interior e uma determinação sanguinária, porque eles não podem salvar nenhum dos animais que fotografam; eles só podem esperar que suas fotos ajudem a iluminar o extermínio em massa que ocorre a cada segundo de cada dia em todo o planeta. Para mim, eles são heróis. Não apenas por um dia, mas indefinidamente.” Nick Brandt, fotógrafo.

VEJA MAIS:


HIDDEN: Animals in the Anthropocene, by We Animals
Dimensões: 320 × 240 mm - formato retrato 12,6 ″x 9,5 ″
320 páginas | 204 imagens históricas
Impressão em 4 cores, 3 propagações em gatefold
Capa dura + estamparia e debossing
Impresso na Itália em papel de origem sustentável
HIDDEN é uma edição limitada colecionável
Publicado por We Animals Media
Distribuidor italiano: Safarà Editore
Distribuidor mundial:  Lantern Publishing and Media

Lançamento entre novembro e dezembro, disponível na Amazon. 
Fonte: The Guardian