domingo, 14 de fevereiro de 2021

7 convocatórias de fotografia que estão com inscrições abertas

fevereiro 14, 2021 | por Thais Andressa

Para os fotógrafos (as) e artistas interessados em oportunidades para divulgação de seus trabalhos e conquista de espaço, separamos uma série de convocatórias para residência artística, concursos publicações e um edital para exposição coletiva, que estão com inscrições abertas. Então, prepare seu projeto e não perca tempo!



Mulheres em Residência - até 17/02

A residência online é destinada a fotógrafas emergentes de todo o Brasil, na qual serão selecionadas 20 participantes. Durante a residência, as fotógrafas terão seus projetos acompanhados por cinco tutoras que construíram e seguem construindo a cena e a reflexão crítica sobre fotografia em Curitiba, são elas: Milena Costa, Milla Jung, Luciana Berlese, Pretícia Jerônimo e Isabela Lanave. A carga horária do programa é de 24 horas, divididas em 8 encontros com tutorias, podendo ser articuladas reuniões adicionais, caso necessário. As inscrições seguem abertas até 17 de fevereiro de 2021 no site.

Universo Feminino – Singular e Plural - até 21/02

Realizado pelo Clube de Arte Fotográfica Camaçari, filiado à Confederação Nacional de Fotografia, o concurso visa estimular a reflexão sobre as questões de gênero na sociedade. O tema deste ano faz homenagem ao centenário de Clarice Lispector. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 21 de fevereiro, exclusivamente via email, através do endereço singular_e_plural@globo.com, com cópia para clubedeartefotograficacamacari@gmail.com. O regulamento com todas as informações está disponível no site do concurso.

Dodho Magazine - até 28/02

A revista Dodho, revista especializada em fotografia, está selecionando ensaios para sua próxima edição. A publicação é distribuída gratuitamente em formato impresso e digital, exclusivamente para a maioria dos profissionais e especialistas da indústria da fotografia de todo o mundo. As inscrições podem ser feitas através do site da convocatória, até o dia 28 de fevereiro de 2021, em duas modalidades: Cover e Magazine. As fotografias inscritas serão avaliadas em quatro elementos decisivos: técnica, composição, fatores emocionais e estilo.

Belfast Photo Festival - até 05/03

Festival de fotografia realizado anualmente na capital da Irlanda do Norte. A participação é aberta a fotógrafos profissionais e amadores, curadores e coletivos, de qualquer nacionalidade. Os participantes terão a oportunidade de expor seus trabalhos ao lado de alguns dos maiores nomes da área, levados em turnê ao Photo Schweiz 2022, em Zurique, Suíça, além de aparecerem na revista Abridged e concorrerem a um prêmio em dinheiro de £ 2.000 (cerca de R$ 14.600). As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de março de 2021, através do site do festival.

Prix Photo Aliança Francesa - até 10/04

Concurso de fotografia organizado pela Aliança Francesa, que na atual edição tem como tema “Reflexos”. De acordo com informações disponíveis no site do concurso, mesmo nesse momento de crise mundial, a fotografia continua sendo uma das principais ferramentas para retratar e denunciar os reflexos da pandemia nas relações humanas. Cada participante poderá se inscrever com um único projeto composto por 10 fotografias, até o dia 10 de abril de 2021. O desafio vai oferecer ao primeiro colocado uma viagem a Paris com direito a acompanhante, entre outras premiações para os demais classificados. Mais informações podem ser acessadas no site.

Convocatória Portfólio em Resumo - até 30/05

A terceira edição da Convocatória Portfólio em Resumo tem o objetivo de selecionar ensaios e portfólios que serão publicados no site Resumo Fotográfico. Em consonância com o momento que vivemos atualmente, esta edição da convocatória abordará a temática “Reflexos da Pandemia”. A participação é aberta a fotógrafos profissionais e amadores. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de maio de 2021, através de formulário online. Cada inscrição terá uma taxa no valor de R$ 12. O resultado será divulgado até o dia 5 de junho.

Bienal do Sertão - até 30/06

A Bienal do Sertão de Artes Visuais chega a sua 5ª edição, que devido à pandemia, acontecerá on-line. Além da fotografia, a mostra coletiva contará com outras formas de expressão artística, como: escultura, pintura, performance, vídeo-arte, desenho, instalação, gravuras, novas mídias, além de projetos de arte e curadoria. As inscrições seguem abertas até 30 de junho de 2021, para artistas de todas as nacionalidades e regiões. Para mais informações acesse o site.