terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

IMS apresenta conversa com Isis Medeiros e Thaianne Coelho

fevereiro 16, 2021 | por Thais Andressa

O Instituto Moreira Salles (IMS) apresenta nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, às 19h30, a conversa “Escolhas Éticas e Poéticas na Fotografia”, com a fotógrafa Isis Medeiros, a jornalista Thaianne Gonçalo Coelho e os educadores do IMS. O evento é gratuito, e não é necessário se inscrever antecipadamente. Haverá transmissão ao vivo, com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook. Na ocasião, será colocada em discussão as questões relacionadas a produção, edição e circulação de fotografias, considerando a importância desses processos na concepção de narrativas visuais. As participantes debatem também os limites entre o fazer e a ética na fotografia como fenômeno social. Então, anote na agenda e não perca a oportunidade!


Isis Medeiro (foto de Jardiel Carvalho) e Thaianne Coelho (autorretrato)

Sobre as participantes

Ísis Medeiros é fotógrafa popular. Seu olhar crítico busca denunciar negligência e descaso como o das mineradoras em Minas Gerais. Engajada na luta e empoderamento das mulheres, descortina em seu trabalho as violências do Estado e as violações de direitos humano. Realizou o projeto “Mulheres Cabulosas da História” e é uma das fundadoras do grupo nacional Fotografia pela Democracia. Lançou recentemente seu primeiro livro “15:30”, uma leitura visual dos desdobramentos do crime da mineração em Mariana ocorrido em 2015.

Thaianne Coelho é jornalista e artesã, atualmente, possui um ateliê especializado na produção de álbuns de fotografia, livros e fotolivros artesanais, o Plastia Atelier. É pós-graduada em Fotografia e Imagem e autora do trabalho acadêmico “A dimensão humana e a ética do bem-querer”, dedicado a investigar a trajetória do fotodocumentarista João Roberto Ripper.