terça-feira, 29 de março de 2011

Câmeras pinhole criadas com papel fotográfico

março 29, 2011 | por Cid Costa Neto

O fotógrafo americano Thomas Hudson Reeve desenvolveu uma maneira muito interessante e diferente de produzir fotografias pinhole. Trata-se do projeto chamado “PaperCam” (câmera de papel), que consiste em criar uma câmara utilizando o próprio papel fotográfico, ao invés de usá-lo no interior de uma câmara separada. A imagem é fotografada na parte interior da câmara fotossensível, criando um visual surreal quando abertas e desdobradas.


Fotos: “PaperCam” por Thomas Hudson Reeve / Reprodução

Reeve:
“A câmara moderna é uma coisa maravilhosa, mas é bom lembrar o quão simples o mecanismo pode ser. Você pode despir a tecnologia até restar muito pouco além apenas da abstração em que a máquina é baseada. A simples manipulação do espaço, alguns materiais, e um par de ferramentas manuais e da magia (física) estão ao seu alcance, sem engenharia sofisticada.
Para simplificar essas câmeras, tanto quanto possível eu as fiz com o próprio papel fotográfico de 11×14 polegadas. Não há filme na câmera, porque a câmera é o filme. Como uma saladeira feito de folha de alface, e consumido com a refeição, a câmera não existe após cumprir a sua utilidade. Não há máquina. É mais um arranjo que uma coisa.” [#]
Para ver mais fotos, veja a galeria do projeto.

Fonte: PetaPixel