segunda-feira, 11 de abril de 2011

Top 10 fotógrafos fictícios

abril 11, 2011 | por Cid Costa Neto

Não é de hoje que os fotógrafos inspiram personagens fictícios no cinema e quadrinhos. Fotógrafos são sempre retratados como personagens complexos. Na maioria das vezes apresentados como pessoas misteriosas, talentosas, por vezes arrogantes, sedutoras e acima de tudo, apaixonadas por aquilo que fazem.

Tobey Maguire interpretou Peter Parker na
série cinematográfica do Homem-Aranha.
1. Peter Parker, o alterego do herói dos quadrinhos Homem-Aranha, interpretado por Tobbey Maguire no cinema, talvez seja o mais famoso fotógrafo da ficção. Fotojornalista freelancer, Peter está sempre ganhando alguma mixaria vendendo as fotos do amigo da vizinhança em ação.

2. Jimmy Olsen, o jovem fotógrafo dos quadrinhos do Super-Homem já foi interpretado por vários atores, no cinema e televisão.

3. Russell Price (Nick Nolte) de "Sob Fogo Cerrado" é um fotógrafo de guerra em meio a um conflito civil na Nicarágua e um dilema moral, ao apaixonar-se pela mulher de seu melhor amigo.

4. Buscapé (Alexandre Rodrigues) do filme "Cidade de Deus" é um jovem pobre que conseguiu seu espaço como fotojornalista, registrando a dura realidade de onde vive
"Eu cresci paradão na ideia de um dia ter uma câmera fotográfica. E como todo pobre, eu tive que começar de baixo: eu consegui comprar a câmera mais vagabunda do mundo." - Buscapé
Alexandre Rodrigues interpretou Buscapé, um aspirante a fotojornalista no filme "Cidade de Deus".

5. Jorge Tadeu (Fábio Junior) na novela "Pedra Sob Pedra" (1992), enigmático fotógrafo que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade de Esplendor. É o tradicional estereotipo do fotógrafo sedutor.

Valentina e sua Hasselblad
6. Valentina Rosselli, fotógrafa sexy das histórias em quadrinhos eróticas do italiano Guido Crepax. Chegou a ser interpretada no cinema por Isabelle De Funès, no filme “Baba Yaga”, de 1973 e por Demetra Hampton na série para televisão "Valentina”, de 1988.

7. Thomas (David Hemmings) de Blow Up – Depois daquele Beijo, filme de 1966, é um fotógrafo de moda entediado com o vazio de sua profissão. Amoral, arrogante, insensível e obcecado por seu trabalho.

8. Leon Bernstein (interpretado por Joe Pesci) é um repórter fotográfico em "A Testemunha Ocular" (1992), que cobre casos policiais para um jormal e acaba envolvendo-se em uma complicada trama da máfia de Nova Iorque.

9. Elliot DiMauro (Enrico Colantoni) do seriado americano "Just Shoot Me!". É um fotógrafo de moda mulherengo, que está sempre se relacionando com as belas modelos da revista Blush.

10. John (Giovanni Ribisi) no filme "Encontros e Desencontros" é um personagem que pouco aparece, mas deixa clara a sua personalidade: Um fotógrafo tão obcecado pelo próprio trabalho que é capaz de – Pasmem! – deixar sua esposa (Scarlett Johansson!!!), sozinha em um hotel.