sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lentes olho-de-peixe

maio 20, 2011 | por Rodrigo Jordy

O mercado está cheio de adaptadores que fazem o efeito fisheye ou simplesmente olho-de-peixe com ângulo muito largo e bordas arredondadas, apreciados principalmente pela turma dos esportes radicais. Mas nem só de adaptadores esta turma vive, há as lentes fisheye que são quase sempre bem caras mas se for largamente usada pelo usuário vale a pena o investimento. Vou usar dois exemplos de Canon e Nikon por serem as marcas mais difundidas aqui no Brasil.
Nikkor Fisheye / Divulgação

A Nikkor AF 16mm f/2.8D e a Canon EF 15mm f/2.8 são bem parecidas, a abertura mínima é de f/22 em ambas, nas câmeras com sensor APS-C possuem a mesma distância focal de 24mm com ângulo de visão de 180º, já vem com parassóis tipo pétala e aceitam filtros gelatinosos que são encaixados na parte traseira da lente.
Canon Fisheye / Divulgação
Algumas diferenças existem na construção, ambas possuem 8 elementos ópticos mas na Canon divididas em 7 grupos e na Nikon em 5 grupos; a distância mínima de focagem na lente Canon é de 20cm e na Nikon é de 25cm; e , para finalizar o preço: Hiper salgado nas duas versões, a Canon custa 700 dólares e a Nikon 750 dólares. Há várias outras lentes fisheye destas duas marcas e também Sigma, Tamron, Samyang entre outras, com versões para os dois sistemas.