segunda-feira, 30 de maio de 2011

Máquina do tempo

maio 30, 2011 | por Cid Costa Neto

Anúncio da Folding Pocket Kodak No. 3A
Desde a primeira imagem gravada através da câmara escura, em 1814, por Joseph Niepce (quando foram necessárias cerca de 8 horas de exposição e a imagem posteriormente desapareceu), o equipamento fotográfico passou por diversas evoluções. E embora as máquinas produzidas durante esses quase dois séculos sejam incontáveis, alguns equipamentos viraram referência pela engenhosidade de seus criadores, revolucionando a pratica fotográfica.

Pensando nisso, convido todos os leitores a fazerem uma viagem ao passado através da série "Máquina do tempo", que estará sendo publicada a partir do próximo mês no Resumo Fotográfico, todas as segundas-feiras e que consiste em uma coleção de artigos sobre importantes câmeras, que de alguma forma, deixaram a sua marca na história da produção fotográfica.

Na primeira postagem, estarei contanto um pouco sobre a série de câmeras Folding Pocket Kodak. Elas foram as primeiras máquinas fotográficas de fole dobrável da história e que revolucionaram pela facilidade no transporte.