quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fotógrafo da Vez: Robert Capa

junho 23, 2011 | por Helosa Araújo



Toda história sobre grandes fotógrafos são sempre grandiosas e significativas, cheias de demonstração de força de vontade e amor a profissão e pela arte. Desta vez, temos Robert Capa (1913 - 1954), corajoso fotojornalista conhecido pelas cinco grandes guerras que cobriu (Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Sino Japonesa, Segunda Guerra Mundial, Guerra Árabe-Israelense, Primeira Guerra da Indochina).

O Húngaro fotógrafo de guerra vivendo sem muitas escolhas no regime fechado da Hungria saiu de casa aos 18 anos e encontrou sua liberdade na fotografia em Berlin. Como todos os fotógrafos da área, Robert Capa estava a postos a qualquer revolução e as guerras eram como eventos glamourosos cheios de nomes de pessoas conhecidas e importantes.

Sua primeira grande foto foi clicada em um discurso em Copenhagen de Leon Trosky sobre o "Significado da Revolução Russa" em 1932. Logo em seguida em 1936 Robert Capa estava fotografando a Guerra Civil Espanhola.

Muitas de sua fotografias já vimos em livros de histórias, principalmente os fotógrafos/pesquisadores conhecem a maioria delas. Cada uma com uma grande história para contar, tanto fotográfica, quanto de guerra e vida, outras, simplesmente, viraram lenda.










Dentre livros publicados, histórias, exposições e tudo mais, será lançado um filme baseado no livro "A Espera de Robert Capa" dirigido por Michael Mann ("Inimigos Públicos") e Columbia Pisctures, tendo como atores protagonistas o Andrew Garfield e Gemma Arterton. Vamos aguardar para futuras críticas?

Fontes: