segunda-feira, 20 de junho de 2011

Máquina do tempo: Kodak Brownie Flash II, III e IV

junho 20, 2011 | por Cid Costa Neto

Kodak Brownie Flash III
photoli2009 / Flickr
A série de câmeras Brownie Flash II, III e IV foi produzida pela Kodak nas décadas de 1950 e 60. Apesar do nome, os modelos não tinham ligação com a Kodak Brownie Flash original, sendo baseadas  na série Six-20 Brownie, produzidas a partir de 1937.

As câmeras eram feitas com chapas metálicas e botões de disparo do obturador e avanço de filme em plástico. As modelos II e III eram pretas, com painel em listras verdes, já as modelos IV eram em tons creme, imitando couro, com detalhes marrons e as peças metálicas douradas. Entre 1958 e 1963 o modelo Flash II foi fabricado também em Melbourne, na Austrália.

Remake

Em 2010 o designer britânico James Coleman desenvolveu o projeto de uma versão do modelo Kodak Brownie Flash III para uma edição especial comemorativa aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Recentemente entrei em contato com o artista para saber mais sobre como surgiu essa idéia:
“O projeto foi parte do meu primeiro ano do curso de design de produto da universidade. Nossa tarefa era examinar um produto que mudou gradualmente ao longo de muitos anos e redesenhá-lo mantendo como referência o seu design de herança. Decidi basear o meu projeto em torno da Kodak Brownie pela experiência anterior que já tinha com ela. Como a Brownie foi muitas vezes feita para celebrar acontecimentos de época, eu escolhi projetar uma Brownie moderna para as Olimpíadas de Londres 2012.”
Versão de Coleman, modelada através de softwares de imagem 3D.


Fontes:
  1. Kodak Brownie Flash. Camerapedia
  2. Kodak Brownie Flash II, III and IV. Camerapedia