terça-feira, 30 de agosto de 2011

Exposição em Belém revela afinidades entre Brasil e África

agosto 30, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Hilton Silva / Divulgação
Estreou nessa terça-feira (30), em Belém, a exposição "África: Olhares Curiosos", do fotógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará, Hilton Silva. A mostra faz parte das comemorações pelo Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes e pode ser visitada até o dia 10 de setembro, no Museu Histórico do Estado do Pará. As imagens expostas revelam olhares sobre a África e o povo africano, criando um paralelo com o Brasil.

"Pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se arquitetar um novo projeto de educação que possibilite a inserção social igualitária e contribua para destravar o potencial intelectual embotado pelo racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para o desenvolvimento de um pensamento comprometido com o antiracismo, que elimine a noção de inferioridade/superioridade de indivíduos ou grupos, levando à percepção integral do sujeito, apreciando e respeitando toda a variabilidade humana" - afirma Hilton Silva.

O Museu Histórico do Estado do Pará está localizado no Palácio Lauro Sodré - Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Informações pelos telefones: (91)3201-5157 / 3201-5059.

Fonte: Portal ORM