domingo, 11 de setembro de 2011

Fotógrafo morreu registrando ataque ao World Trade Center

setembro 11, 2011 | por Cid Costa Neto

Bill Biggart (1947-2001)
Na terça-feira do dia 11 de setembro de 2001, o repórter fotográfico Bill Biggart, que morava em Nova Iorque, correu para o World Trade Center assim que soube que a torre norte do complexo fora atingida por um avião. Entre 9h09 e 10h28 daquela terça-feira, ele registrou mais de 300 fotos do maior ataque terrorista da história.

Biggart, de 54 anos, morreu ao ser atingido pelos destroços do desmoronamento do prédio de 110 andares, após ser atingido pelo voo 77 da American Airlines.

"Ele morreu na batalha e fazendo o que ele amava. Ele amava ser um fotógrafo e amava cobrir grandes acontecimentos ao vivo e este foi o maior acontecimento da década" - disse sua mulher, Wendy Doremus, em entrevista por telefone à Folha.com. 

Quatro dias após os atentados, as equipes de resgate haviam encontrado o corpo de Biggart sob os escombros da torre norte, junto a crachás de imprensa queimados, três câmeras destruídas, seis rolos de filme e um cartão de memória intacto com 150 imagens. As fotos resgatadas ocuparam páginas de revistas de várias partes do mundo, da "Newsweek" a "Paris Match". 

Duas das câmeras do fotógrafo Bill Biggart e suas credenciais. / Foto: Hugh Talman / France Presse


Fonte: Folha.com