segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Máquina do tempo: Holga

janeiro 16, 2012 | por Cid Costa Neto

Holga 120 S com flash dedicado
Foto: Steve Harwood / Flickr
A Holga é uma câmera de médio formato, de baixo custo, projetada por TM Lee em 1981 e foi concebida para o uso da classe operária chinesa. Na época, o filme 120 em preto-e-branco era altamente popular na China, no entanto, a rápida adoção do formato de filme 35mm - devido à importação de câmeras estrangeiras - fez com que esse tipo de filme fosse praticamente eliminado do mercado no país.

Buscando novos mercados, a câmera passou a ser distribuída fora da China e dentro de poucos anos, alguns fotógrafos começaram a usá-la para criar cenas de paisagem impressionistas, natureza morta, retrato e, principalmente, fotografia de rua. Ironicamente, esses artistas prezavam as qualidadedes negativas do equipamento, como a falta de precisão, vazamentos de luz e as qualidades de baixo custo da câmera, que obrigavam o fotógrafo a se concentrar na inovação e visão criativa. Nesse aspecto, a Holga tornou-se sucessora da Diana.

Al Gore durante campanha política de 2000
Foto: David Burnett
A maioria das câmeras Holga usa uma peça única de lente de plástico com uma distância focal fixa de 60 milímetros. O sistema de zona de foco pode ser ajustado a partir de cerca de 1 metro ao infinito.

Em 2001, uma fotografia do ex-vice-presidente Al Gore tirada durante campanha política de 2000, pelo fotojornalista David Burnett, utilizando uma Holga, ganhou o prêmio Eyes of History, concedido pela White House News Photographers' Association.

Fontes:
  1. Holga. Wikipedia