domingo, 13 de maio de 2012

Kate Moss por Mert Alas & Marcus Piggott

maio 13, 2012 | por Natália Nunes

Kate Moss por Mert Alas & Marcus Piggott para a Love Magazine, 2010

A dupla de fotógrafos Mert Alas & Marcus Piggott é famosa no mundo da moda por criações glamurosas, pelo gosto em retratar mulheres bancando divas poderosas, sempre bem maquiadas e impecáveis. Nota-se no trabalho deles um flerte com o fetichismo através dos acessórios, composições, temáticas escolhidas e nas posturas das modelos.

Em 2010, em um ensaio para a terceira edição da Love Magazine, eles fotografaram um time de supermodelos nuas: Kate Moss, Naomi Campbell, Lara Stone, Daria Werbowy, Natalia Vodianova, Amber Valletta, Kristen McMenamy, e Jeneil. A foto que abre a postagem é uma das mais provocantes da série, que gerou alvoroço e uma grande discussão na mídia sobre a nudez na fotografia de moda: é pornografia ou arte? O debate, apesar de não se encerrar com uma resposta, propõe uma reflexão interessante.

A foto da Kate Moss é um exemplo da influência da cultura fetichista nas propostas de Mert & Marcus, o cinturão estilizado, cuja função (aparente) é a de dar destaque à região genital, foge da proposta de um cinto comum, ele atrai o olhar de imediato e já deixa clara a sua função sexual, o que resulta em uma  erogenização do acessório, provavelmente antes mesmo do corpo, apesar dele estar nu, e acaba ele erogenizando o corpo (e não o contrário) de uma forma estranha, inconvencional. Associado ao cinturão, a postura da modelo contribui para a transmissão de uma idéia de dominação, de controle, outro elemento do mundo dos fetiches.