terça-feira, 12 de março de 2013

Panasonic G5

março 12, 2013 | por Rodrigo Jordy

A Panasonic lançou ano passado sua mirrorless topo de linha, a GH3, que comentei aqui e não deve nada em termos de desempenho às reflex de nível intermediário que temos por aqui. O problema é que seu preço é absurdamente caro no exterior, cerca de 1.300 dólares só o corpo, e talvez não seja um investimento tão seguro assim. Só para se ter uma ideia, com esta mesma quantia já dá para comprar uma Canon 7D no exterior se souber pesquisar. Mas a própria Panasonic tem uma excepcional alternativa, vamos conhecê-la.

Panasonic G5/B&H
A Panasonic G5 é equipada com sensor de 16MP; possui 23 pontos de autofoco; como de costume nas câmeras Panasonic, faz fotos nas proporções 4:3, 16:9, 3:2 e 1:1; fotografa em 3D com a objetiva específica e gera arquivos RAW; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos; possui sensibilidade ISO 160-12800; possui modo contínuo de 6fps com autofoco; seu flash pop-up possui número-guia 10.5 e há sapata para flash externo; seu monitor LCD sensível a toque e totalmente móvel mede 3 polegadas; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps e som mono em formato AVCHD; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 320 fotos por carga.

Panasonic G5/B&H
O único ponto fraco que esta câmera teria, levando-se em consideração outras câmeras de mesma categoria e faixa de prçeo, é a baixa duração de sua bateria mas isso se corrige comprando uma bateria extra. Alguns falariam do ISO que só vai a 12800 mas em quantas situações se usaria um ISO acima disso? Ter ISO mais alto só para dizer que tem também não adianta muito, e com qualidade sofrível. E o preço é de compacta premium ou reflex de entrada, 500 dólares com objetiva 14-42mm. Lembrando sempre que a baioneta é a mesma das Olympus PEN, possibilitando o uso de objetivas Zuiko.