quinta-feira, 18 de julho de 2013

Retratos de Personagens e Retratos de Beleza

julho 18, 2013 | por Resumo Fotográfico

O Senac RJ promove no dia 19 de julho, das 9h às 18h, Retratos de Personagens e Retratos de Beleza, um workshop com fotógrafo Luiz Garrido, - inteiramente gratuito, como parte da 6ª edição do FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.

Mestre incomparável da fotografia de personalidades, Luiz Garrido estará no dia 19 de julho, das 9h às 18h, no auditório do Senac RJ ensinando seus segredos, técnicas e truques para fazer retratos de personagens e de beleza - conhecimento desenvolvido após anos de trabalho para revistas como Vogue, Elle, Playboy, entre outras.

“Como iluminar bem a cena e extrair em cada retrato a alma do personagem”, pergunta Garrido? Ele mesmo responde, “eu utilizo diversas técnicas que empreguei nos retratos de ícones do país como Tom Jobim e Niemeyer”. Além disso, ele vai ensinar a fotografar retratos de beleza para capas de revista e editoriais. O conteúdo será ilustrado com os esquemas de luz, ficha técnica de captura e equipamentos usados para produzir cada retrato.

Em 1968, o carioca Luiz Garrido foi para Paris, onde iniciou sua carreira como repórter fotográfico na sucursal da revista Manchete. Lá, estudou fotografia na Faculdade de Vincennes e na École Nationale de Photographie Française. Foi ainda durante o período parisiense que o fotógrafo começou a se interessar por retratos, tendo clicado várias personalidades internacionais como: John Lennon, Alfred Hitchcock, Gina Lollobrigida, Alain Delon, entre outros. De volta ao Rio, em 1971, dedicou-se a fotografia de moda e publicidade, tendo sido colaborador assíduo de revistas como: Vogue (Brasil e França), Interview, Cláudia Moda, Moda Brasil, Elle (Brasil, França e Itália), Playboy, Big (EUA) e G.Q. (Inglaterra).

Programa:

1ª Parte:
  1. Constará de uma projeção com os principais retratos de personagens com as histórias e técnicas desenvolvidas pelo fotógrafo para conseguir seus retratos críticos e diferentes que por si só contam a historia do personagem.
  2. A segunda projeção será de retratos de Beleza com fotos do rosto de vários modelos feitos para editorial de revistas, Vogue, Elle, Moda Brasil, Claudia Moda , Vogue RG entre outras feitas ao longo da carreira do fotógrafo.
Isto para mostrar a diferença entre um retrato de beleza aonde você busca o glamour, a estética, o grafismo, em contrapartida do retrato do personagem onde você procura a essência da alma do fotografado.

2ª Parte:
  1. Retratos de personagens: Será escolhido dois alunos, masculino e feminino, e assim presenciar como funciona um ensaio fotográfico na parte de direção, composição e, na parte psicológica de domínio do personagem e verão algumas dicas de como realizar um bom retrato.

SERVIÇO

Worshop com o fotógrafo Luiz Garrido
Data: Dia 19 de julho, das 9h às 18h
Local: Auditório da sede administrativa do Senac RJ – Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo
Ingresso: Senhas serão distribuídas uma hora antes do evento. Sujeito à lotação do auditório.
Informações: (21) 4002-2002

Assessoria de Imprensa FotoRio 2013