quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Exposição: Internal Affairs, de Marcelo Greco e Leo Divendal

setembro 12, 2013 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo brasileiro Marcelo Greco, em parceria inédita com o holandês Leo Divendal, inauguram a exposição Internal Affairs, no Espaço Ophicina. Para a ocasião, cada artista apresenta três séries independentes, compostas por imagens e textos – Dissipatio, Lágrimas Perdidas e Internal Affairs, de Greco; No Matter, Hotel du Nord e Inner Court, de Divendal. A intenção é discutir as argúcias de um mundo privado, suas intimidades, dores e reações interna e externa de cada um acerca de tais sentimentos.

Por meio da observação de elementos do seu entorno, baseados numa inspiração que resulta de experiências pessoais, os dois fotógrafos encontram na criação de imagens uma forma de lidar com os fatos que permeiam seus mundos. Neste sentido, a compreensão do potencial poético da fotografia é tratada por Greco e Divendal de forma a construir fortes narrativas. 

Em Internal Affairs, de Marcelo Greco, constata-se uma atmosfera autobiográfica que investiga temas corriqueiros como mulher, flores, corpos, pássaros e determinadas localidades. Em Dissipatio, mostra um ambiente urbano de isolamento, desintegração e alienação. Lágrimas Perdidas, por fim, consiste em um aprofundamento pessoal em forma de luto, tendo o mar como cenário para as imagens.

Por sua vez, Leo Divendal trabalha com uma fantasia de mundo, onde expõe relações entre personagens da vida real, utilizando uma combinação de poesia, narrativa e fotos. No Matter e Hotel du Nord, apresenta certo erotismo, por vezes integrado a um clima mais urbano. Em Inner Court, o artista escreve uma breve história de amor, em vista de um mal entendido.

Com expografia nada tradicionalista, painéis suspensos e ambientes projetados exclusivamente para a mostra criam um contexto de mistério. Imagens e textos ganham espaço nas paredes, livros dispostos para o manuseio do público – tudo se mistura aos dramas pessoais, às cidades fantásticas que se opõem aos cenários de um passado, em uma ficção que se contrapõe com imaginários e aspectos realistas.

SERVIÇO

Exposição Internal Affairs, de Marcelo Greco e Leo Divendal
Data: 15 de setembro até 26 de outubro de 2013 - Abertura 14 de setembro, das 11h às 16h.
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 10h às 14h.
Local: Espaço Ophicina – Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros, São Paulo.
Informações: (11) 3813-8466/9712