quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fotógrafo registra monarcas da Nigéria

outubro 09, 2013 | por Cris Tristão


O fotógrafo George Osodi tem se reunido com muitos dos reis tribais da Nigéria, documentando imagens raras dessa tradição pré-colonial. A série recebeu o título de " Os Guardiões da Paz e da Cultura".

De acordo com Osodi, muitos reinos já existiam na região antes da chegada dos europeus no continente. Os reis eram responsáveis pela diplomacia e governo de cada região. No século 19, com a chegada dos europeus à Nigéria, novos reinos foram criados e reis designados. Desde a década de 1960 o país se tornou independente e a monarquia foi abolida, mas ainda existe os reis tribais porque são importantes na política inspirando respeito e confiança em suas tribos e por serem considerados parte da cultura do país.

"Não há estatísticas oficiais sobre o número de reis atuais, mas a estimativa é que exista (pelo menos) um rei para cada tribo." - afirmou Osodi.



A série de retratos de monarcas nigeriano feita por Osodi estará em cartaz na Galeria Bermondsey Projects em Londres, entre os dias 11 de outubro e dia 3 de novembro.

George Osodi, formado em Administração de Empresas. Trabalhou como fotojronalista para diversas empresas e meios de comunicação locais e internacionais como New York Times, Time Magazine, Guadian of London, The Telegraph, CNN, BBC Focus on Africa Magazine, Der Spiegel da Alemanha, entre outras.

Fonte: George Osodi e Creative Review
Publicado em: