quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A construção da imagem do índio na fotografia brasileira

novembro 27, 2013 | por Resumo Fotográfico

Site do projeto apresenta fotos de indígenas realizadas desde o século XIX

O fotógrafo José Medeiros com indígena xavante, s/d (Autor não identificado/Acervo Instituto Moreira Sales)

Ao longo de 2013, o projeto "Iconografia fotográfica dos povos indígenas do Brasil", do fotógrafo Leonardo Wen - contemplado em 2012 pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - vem mapeando a construção da imagem dos povos indígenas ao longo da história da fotografia brasileira. O ponto de partida são as primeiras fotografias  de índios brasileiros produzidas pelo francês E.Thiesson em 1844.

Através do site "O Índio na fotografia brasileira" é apresentada uma série de fotógrafos que contribuíram para a construção da imagem indígena e que foram escolhidos após pesquisa bibliográfica em arquivos públicos e privados, tanto do Brasil como do exterior.
"A intenção deste projeto é apresentar para o público em geral esta história visual – suas principais vertentes, obras e autores. Por outro lado, espera-se que o conteúdo disponibilizado também sirva como fonte de informação para o público mais especializado." - esclarece o texto de apresentação do site.
Até o momento, foram entrevistados os seguintes fotógrafos: Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Pedro Martinelli, Milton Guran, Marcos Santilli, Nair Benedicto, Rosa Gauditano, Ricardo Beliel, Valdir Cruz, André François e Rogério Assis. 

Nem todos os fotógrafos que já trabalharam com a questão indígena foram incluídos na primeira etapa do trabalho. Segundo o site, serão incorporados em breve, Assis Hoffmann, Luigi Mamprin, Miguel Rio Branco, além dos antropólogos Sylvia Caiuby Novaes, Eduardo Viveiros de Castro, Carlos Fausto e Vincent Carelli, entre outros.