Qualquer artista, fotógrafo e designer, em algum momento já se deparou com algum aqueles variados catálogos de cores, normalmente presentes nos balcões de gráficas e laboratórios de impressão. Foi inspirada nessa normatização de cores que a artista e designer porto-alegrense Letícia Lampert criou a "Escala de Cor das Coisas".
Trata-se de uma espécie de livro de artista, que através de imagens fotográficas, traduz com humor as relações entre os objetos e os nomes que identificam as cores (a montanha do azul montanha, o ovo do amarelo ovo, o musgo do verde musgo, etc.), criando um mostruário “natural” das cores à nossa volta.
A Escala teve sua primeira publicação em 2009, com financiamento do Fumproarte, e contava com 58 cores-coisas. Foram produzidos, na época, 1000 exemplares que hoje estão esgotados. A artista conta que o projeto surgiu ao acaso:
“Tinha viajado pra patagônia e fiz uma série de fotos de montanhas, bem azuladas. Na volta, editando o material e pensando num título para esta pequena série, me lembrei do termo Azul Montanha. Uma amiga tinha pintado a casa dela tempos atrás e tinham escolhido o tal Azul Montanha como a cor principal, um azul claro, puxando pro lilás. Eu guardei isto pois sempre achei bonito o termo e ela comentava fazendo graça, pois achava curioso o nome que o fabricante tinha escolhido como referência.”
Assim começou o projeto, numa tentativa de, com fotografias, tornar mais palpáveis estes termos que nomeiam as cores. Lampert acrescenta que a decisão de fazer uma publicação bilingue surgiu na intenção de universalizar a obra e mostrar o quanto as traduções são delicadas e os termos arbitrários, pois certas cores perdem totalmente o sentido, como "cor de burro quando foge", por exemplo, o que dá um caráter divertido pra proposta.
![]() |
Cor de burro quando foge |
Acesse a página do projeto (http://catarse.me/pt/escaladecor) e colabore. Além de adquirir um exemplar da escala, é possível também optar por pôsteres e a participação no workshop "Da criação à execução: desenvolvimento de projetos em fotografia e artes visuais" que será realizado nos dias 4 e 5 de abril na Escola de Fotografia Projeto Contato em Porto Alegre.